Superdose - Marcoumar

Bula Marcoumar

Princípio ativo: Femprocumona

Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)

Superdose: o que acontece se tomar uma dose do Marcoumar maior do que a recomendada?

A superdose manifesta-se como tempo de protrombina acima da janela terapêutica pretendida e, possivelmente, como hemorragia.

Caso, durante o tratamento com Marcoumar®, o valor de RNI estiver acima do limite terapêutico superior, o seu médico poderá diminuir a dose e verificar o valor de coagulação novamente após 2 dias.

A redução temporária da dose ou pular uma dose são geralmentes suficientes em casos de superdose leve de Marcoumar® com hemorragia clinicamente insignificante (como hemorragia transitória do nariz, micro hematúria, pequenos hematomas isolados). Nesses casos, não é recomendado administrar fitomenadiona (vitamina K1), pois essa medida impossibilita a anticoagulação eficaz durante vários dias.

Um efeito tóxico capilar acompanhado por edema cerebral (aumento de líquidos no cérebro que promove aumento da pressão intracraniana) é o principal sinal de superdose observado em humanos nas primeiras 24 horas após a ingestão de grandes doses de Marcoumar®. Posteriormente, o valor RNI aumenta e ocorre hemorragia.

A inconsciência pode ser um sintoma de hemorragia cerebral e requer atendimento médico emergencial.

Dependendo do grau, outros sintomas de superdose podem incluir: surgimento de hematúria, pequenas manchas hemorrágicas nos locais de tensão mecânica, hemorragias espontâneas nas mucosas e / ou pele, sangue nas fezes e estados de confusão que podem causar desmaios.

Antidoto

A vitamina K1 (fitomenadiona) é capaz de reverter a atividade anticoagulante de Marcoumar® dentro de 24 horas.

Na maioria dos casos, hemorragias leves podem ser controladas com a suspensão do agente anticoagulante. Todavia, caso seja necessário o tratamento da hemorragia, o seu médico saberá a conduta mais indicada para controlar a situação.

Dependendo da gravidade do sangramento, podem ser utilizadas medicações por via oral ou até mesmo por via intravenosa.

Medidas de emergência e apoio

Em situações de emergência de hemorragia grave (como suspeita de hemorragia intracraniana, hemorragia gastrintestinal maciça, cirurgias de emergência), onde não é possível esperar pelo início do efeito total da vitamina K1, o seu médico poderá normalizar os fatores de coagulação pela administração de derivados do sangue.

Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.

O que você está sentindo?

Use o BulaBot para fins informativos.