Interação Medicamentosa - Marcoumar

Bula Marcoumar

Princípio ativo: Femprocumona

Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)

Interação medicamentosa: quais os efeitos de tomar Marcoumar com outros remédios?

A femprocumona tem uma faixa de tratamento estreita e é necessário cuidado com qualquer terapia iniciada conjuntamente.

Você deve comunicar o seu médico antes de iniciar ou finalizar qualquer medicamento, sendo necessário controle estrito dos valores da coagulação.

Medicamentos comumente prescritos junto com Marcoumar® podem aumentar ou reduzir seu efeito. Portanto, é importante a monitoramento dos parâmetros da coagulação (por meio de exames de sangue) após o início ou retirada de outros medicamentos enquanto você estiver fazendo o uso de Marcoumar®.

A femprocumona é metabolizada por algumas enzimas específicas. Por esse motivo, o uso concomitante com substratos, indutores ou inibidores dessas enzimas pode influenciar o efeito de Marcoumar®. Seu médico saberá a terapia mais indicada para o seu caso.

Efeitos de outras substâncias sobre Marcoumar®

Inibidores das enzimas responsáveis pela metabolização da femprocumona ou substratos concorrentes podem aumentar o efeito coagulante de Marcoumar®.

Substâncias que podem intensificar o efeito de Marcoumar®:
  • Alopurinol (usado no tratamento da gota e alguns casos de aumento do ácido úrico), amiodarona (para algumas arritmias do coração), esteroides anabolizantes (em casos de desnutrição por doenças crônicas), fibratos (para tratar aumento de triglicerídeos), dissulfiram (para tratamento de alcoolismo crônico), anti-inflamatórios (salicilatos e alguns anti-inflamatórios não esteroides, incluindo inibidores da COX-2), tamoxifeno (usado como auxiliar no tratamento de câncer de mama), medicamentos para tratamento de problemas da tireoide (tiroxina), glicosamina (para tratamento de osteoartrite), antidepressivos tricíclicos (medicamentos usados no tratamento de depressão), inibidores seletivos da receptação de serotonina com a fluoxetina (para tratamento de depressão e crises de ansiedade), estatinas como a sinvastatina (para tratamento dos altos níveis de colesterol no sangue), tramadol (analgésico) e alguns antimicrobianos, como a amoxilina com ou sem ácido clavulânico, cotrimoxazol, tetraciclinas (por exemplo: doxiciclina), cefalosporinas (por exemplo: ceftriaxona), cloranfenicol, aminoglicosídeos, cloxacilina, diversas quinolonas (por exemplo: levofloxacina), sulfonamidas, claritromicina, derivados da eritromicina, lincosamida (por exemplo: clindamicina), e derivados imidazólicos (por exemplo: cetoconazol) e derivados triazólicos.

No caso da utilização concomitante de salicilatos (como o ácido acetilsalicílico) ou antibióticos, são necessários exames de sangue mais frequentes para controle da coagulação sanguínea. Outros anticoagulantes como heparinas e agentes antiplaquetários, como o clopidogrel, podem intensificar o efeito de Marcoumar® e aumentar o risco de hemorragias.

A toranja (também chamada de pomelo ou grapefruit) interage com vários medicamentos, inclusive Marcoumar, retardando sua eliminação e pode levar a um aumento no risco de sangramento.

Recomenda-se cuidado quando o paciente for tratado com antagonistas da vitamina K, como a femprocumona, e também consumir a fruta Goji in natura ou o seu suco.

Alterações nos parâmetros de coagulação e/ou hemorragias têm sido relatadas em pacientes sob tratamento com capecitabina (usada no tratamento do câncer) concomitantemente a anticoagulantes como a femprocumona. Esses eventos ocorrem em alguns dias a até alguns meses após o início do tratamento com capecitabina e, em alguns casos, em até um mês após a suspensão do tratamento com capecitabina.

Substâncias que podem reduzir o efeito de Marcoumar®

Barbitúricos (usados principalmente no tratamento de convulsões), carbamazepina (usada em casos de epilepsia), colestiramina (resina usada principalmente para tratar a coceira intensa nos casos em que a saída da bile está obstruída), diuréticos (medicamentos para aumentar a quantidade de urina eliminada), metformina (usada para o controle da diabetes), corticosteroides (anti-inflamatórios hormonais), rifampicina (antibiótico usado principalmente para tratamento de tuberculose), vitamina K.

Redução no efeito e concentração do plasma foram relatadas durante o tratamento com erva de São João (extrato de Hypericum perforatum), usada para tratamento de depressão. Isso pode ser devido à indução de algumas enzimas do fígado que eliminam o medicamento. Em pacientes que recebem anticoagulantes orais, o tempo de protrombina deve ser monitorado, rigorosamente, do início ao fim do tratamento com a erva de São João.

Em pacientes que recebem anticoagulantes orais, o tempo de protrombina deve ser monitorado, rigorosamente, do início ao fim do tratamento com a erva de São João.

Substâncias com efeitos variáveis sobre Marcoumar®

Anticoncepcionais que contêm estrogênios e progesterona (pílulas anticoncepcionais em geral) podem aumentar a eliminação de femprocumona sem alterar o seu efeito anticoagulante.

O efeito do álcool é variável sobre Marcoumar®.

Fenilbutazona e derivados de oxifenbutazona (anti-inflamatórios usados principalmente para casos de artrite) não devem ser administrados a pacientes que recebem Marcoumar.

Efeitos de Marcoumar® sobre outras substâncias

Marcoumar® pode intensificar o efeito de sulfonilureias (medicamentos usados para tratamento oral da diabetes) quando usados em conjunto (havendo risco de hipoglicemia, ou seja, de diminuição exagerada dos níveis de açúcar no sangue).

Efeitos da ingestão de Marcoumar® com alimento e bebida

A absorção de Marcoumar®, assim com a eliminação da femprocumona, é ligeiramente reduzida pela administração concomitante de alimentos. A administração concomitante de alimentos ricos em vitamina K pode reduzir as propriedades concomitantes de Marcoumar®.

Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.

Não use medicamento sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para a sua saúde.

O que você está sentindo?

Use o BulaBot para fins informativos.