Precauções - Marcoumar

Bula Marcoumar

Princípio ativo: Femprocumona

Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)

Quais cuidados devo ter ao usar o Marcoumar?

Em mulheres que estejam amamentando, o componente ativo de Marcoumar® passa para o leite materno. No entanto, a quantidade é tão pequena que há pouco risco de reações adversas para o recém-nascido. Porém, recomenda-se de forma preventiva, a administração de vitamina K1 à criança.

O uso deste medicamento exige uma vigilância constante do médico. Por isso, não tome Marcoumar® por conta própria nem o ceda ou recomende a outras pessoas.

Se você está sendo tratado com Marcoumar®, como precaução, você deve levar consigo vitamina K1 e instruções sobre como usar, assim como uma declaração do médico informando que você se encontra sob tratamento com anticoagulante. Essa medida pode ser útil, particularmente em caso de emergência, como o aumento no risco de hemorragia após traumas (resultantes de acidente, por exemplo).

Se você já foi submetido a uma cirurgia de ressecção pulmonar (retirada de um pulmão ou parte dele), cirurgias em órgãos genitais, estômago ou de vesícula (ductos biliares) ou sofre de insuficiência cardíaca (doença em que o coração tem dificuldade para bombear o sangue e se dilata), arteriosclerose (placas depositadas dentro dos vasos sanguíneos que podem obstruí-los), hipertensão grave (pressão alta), ou alterações graves do funcionamento do fígado, seu médico deverá monitorá-lo com maior frequência.

O efeito do álcool é variável sobre Marcoumar®. Alcoólatras crônicos podem apresentar redução do efeito anticoagulante, apesar do efeito estar aumentado na presença de doenças no fígado. A função do fígado de pacientes que recebem tratamento prolongado com Marcoumar® deve ser cuidadosamente controlada.

É necessário realizar o monitoramento mais frequente dos parâmetros de coagulação se forem feitas alterações nos medicamentos utilizados durante o tratamento com Marcoumar®.

Em pacientes idosos a medicação anticoagulante deve ser monitorada com cuidadosamente

Informe ao seu médico o surgimento de doenças concomitantes, pois ele poderá reduzir a dose de Marcoumar® durante doenças que podem aumentar a ação do medicamento.

Deve-se tomar grande cuidado quando for necessário modificar a dose do medicamento e encurtar o tempo de coagulação para diagnóstico ou intervenções terapêuticas (por exemplo, angiografia – exame radiográfico dos vasos sanguíneos, punção lombar, pequenas cirurgias, extrações dentárias).

Caso esteja em tratamento com Marcoumar®, você não deve receber injeções no músculo ou mesmo subcutâneas (debaixo da pele). Caso surjam manchas arroxeadas ou sangramentos, avise imediatamente o seu médico. Essas complicações ocorrem raramente após injeções subcutâneas e administração intravenosa.

No início do tratamento pode ocorrer necrose cutânea (morte de um pedaço do tecido da pele). Nesse caso, procure seu médico, pois ele deve interromper a terapia com Marcoumar® e instituir outras medidas apropriadas.

Marcoumar® contém lactose e não é recomendado em pacientes com problemas hereditários raros de intolerância à galactose, deficiência de lactase ou má absorção de glicose-galactose.

Não há informações disponíveis sobre os efeitos de Marcoumar® ou outros antagonistas da vitamina K na fertilidade.

Efeitos sobre a capacidade de dirigir e operar máquinas

Marcoumar® não apresenta efeitos conhecidos sobre a capacidade de dirigir e operar máquinas.

Até o momento, não há informações de que Marcoumar® (femprocumona) possa causar doping.

O que você está sentindo?

Use o BulaBot para fins informativos.