Superdose: o que acontece se tomar uma dose do Kaletra maior do que a recomendada?
Solução oral / Comprimido revestido
A experiência em casos de superdosagem de Kaletra® (lopinavir/ritonavir) é limitada.
Em caso de superdosagem, cuidados médicos são primordiais. O tratamento envolve medidas médicas de suporte, como monitoramento dos sinais vitais (pulso, pressão, respiração) e observação do paciente.
Não há antídoto específico para estes casos.
Se indicado, pode ser recomendada lavagem gástrica ou indução de vômitos.
Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.
Exclusivo solução oral
Foi relatada superdosagem de Kaletra® (lopinavir/ritonavir) solução oral.
Os seguintes eventos foram reportados em associação com superdosagem não intencionais em recém-nascidos prematuros:
- Bloqueio AV total, cardiomiopatia (doença do músculo cardíaco), acidose láctica (acúmulo de ácido láctico no corpo) e insuficiência renal aguda.
Profissionais de Saúde devem estar cientes que Kaletra® (lopinavir/ritonavir) solução oral é altamente concentrado e contém 42,4% de álcool (v/v) e 15,3% de propilenoglicol (p/v), e portanto, devem prestar especial atenção no cálculo preciso da dose de Kaletra® (lopinavir/ritonavir), a transcrição da ordem de medicação, informação de dispensação e as instruções de dosagem para minimizar o risco de erros de medicação e superdosagem. Isto é especialmente importante para bebês e crianças jovens.
Como Kaletra® (lopinavir/ritonavir) é altamente ligado a proteínas, é pouco provável que a diálise seja benéfica para a remoção significante do fármaco. Entretanto, diálise pode remover tanto álcool como propilenoglicol em casos de superdosagem com Kaletra® (lopinavir/ritonavir).
Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)