População Especial do Istarplas 200/0,5 - 6% e 10%
Idosos
Istarplas® 6% e 10% não apresentam contraindicações ou efeitos colaterais quando usados por pacientes com mais de 65 anos de idade, desde que atendidas às indicações e posologia descritas na bula.
Gravidez e Lactação
Existem dados disponíveis, porém insuficientes, sobre o uso de coloides nos estágios iniciais da gravidez (primeiro trimestre), desta forma, o uso de Istarplas® 6% e 10% deve ser evitada neste estágio. Nos estágios mais tardios da gravidez a preparação deve somente ser usada para indicações cruciais.
Gravidez: Categoria de risco C. Não foram realizados estudos que avaliassem a segurança do uso do medicamento por mulheres grávidas.
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.
Crianças
Embora não tenham sido conduzidos estudos clínicos suficientes em crianças, resultados de uma avaliação retrospectiva do uso de Istarplas® neste tipo de paciente (perioperatoriamente e UTI) permitem concluir uma relação custobenefício do uso de Istarplas® em casos de aplicações apropriadas onde foram consideradas as mesmas precauções utilizadas em adultos.
Uma solução de Istarplas® 6% (peso molecular médio 200.000) foi considerada eficaz e segura quando comparada com a albumina humana na conduta da reposição do volume nas crianças com menos de 3 anos de idade que se submeteram a cirurgias cardíacas. Para estudar os efeitos renais em recém-nascidos (medidos pela creatininemia), ocasionados pelo uso de hidroxietilamido de médio peso molecular, foi realizado um estudo com neonatos. O estudo concluiu que as soluções de hidroxietilamido 200/0,5-6%, em condições normais de uso e posologia, não afeta significativamente a função renal, já que em 50% dos pacientes pediátricos saudáveis, a expansão do volume do plasma com hidroxietilamido 200/0.5 - 6% não aumentou a creatininemia.
Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)