Contraindicação - Istarplas 200/0,5 - 6% e 10%

Bula Istarplas 200/0,5 - 6% e 10%

Princípio ativo: Hidroxietilamido + Cloreto de Sódio

Classe Terapêutica: Gomas

Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)

Quais as contraindicações do Istarplas 200/0,5 - 6% e 10%?

Este medicamento é contraindicado nos casos de hiperidratação, hipervolemia e notadamente na falha ou deficiência cardíaca severa (insuficiência cardíaca descompensada).

A falência renal, especialmente com oligúria (diminuição da urina) ou anúria (ausência de urina) terminal ou pré-terminal, deve ser considerada como uma contraindicação adicional, porque o rim é a principal via de eliminação do HES.

Hipernatremia (elevado teor de sódio no sangue), hipercloremia (elevado teor de cloro no sangue) e reações de hipersensibilidade ao amido são contraindicações existentes, devido à composição das soluções. A desidratação, a hipocalemia (elevado teor de potássio no sangue), estados de hiperidratação, incluindo o edema pulmonar, a hemorragia intracranial e os distúrbios severos de coagulação sanguínea também são fatores considerados como contraindicações. Estas soluções não devem ser usadas nos pacientes com infarto cerebral agudo onde o edema cerebral é um problema potencial.

Soluções de hidroxietilamido não devem ser usadas durante o primeiro trimestre da gravidez. Administrar no final da gravidez, somente se a indicação for vital.

Nos casos de deficiência de fibrinogênio, usar apenas em emergências com risco de vida.

Categoria de risco C. Não foram realizados estudos que avaliassem a segurança do uso do medicamento por mulheres grávidas.

O que você está sentindo?

Use o BulaBot para fins informativos.