Interação com outros remédios: o que acontece se tomar com outros medicamentos?
Interações medicamentosas
A seguir, alguns remédios cujo efeito pode ser alterado se tomados com ciprofloxacino ou que podem influenciar o efeito de ciprofloxacino. Fale com seu médico caso esteja tomando algum desses remédios.
Medicamentos que aumentam o intervalo QT
Ciprofloxacino deve ser usado com cuidado em pacientes tomando remédios que aumentam o intervalo QT (por exemplo, antiarrítmicos classe III ou IA, antidepressivos tricíclicos, antibióticos macrolídeos, antipsicóticos).
Produtos contendo ferro, magnésio, alumínio ou cálcio
O uso ao mesmo tempo com antiácidos, produtos com ferro, magnésio, alumínio ou cálcio (por exemplo, suplementos minerais) reduz a absorção de ciprofloxacino. O mesmo acontece com sucralfato (usado para azia, má digestão ou úlcera) ou antiácidos, didanosina (usado no tratamento da AIDS), agentes ligantes de fosfato, por exemplo, sevelâmer e carbonato de lantânio (para diminuir fosfato em pacientes com problemas renais), soluções nutrientes. Bebidas e laticínios com minerais, por exemplo, leite, iogurte, suco de laranja com cálcio, devem ser evitados, pois podem reduzir a absorção de ciprofloxacino. Contudo, o cálcio da dieta normal não afeta significativamente a absorção. Por isso, ciprofloxacino deve ser tomado 1 a 2 horas antes ou pelo menos 4 horas depois desses produtos. Esta restrição não inclui antiácidos bloqueadores H2 (por exemplo, cimetidina, ranitidina).
O uso ao mesmo tempo de ciprofloxacino e probenecida (tratamento complementar de infecções, por exemplo, gota) aumenta a concentração de ciprofloxacino no sangue.
A metoclopramida (usada para náuseas e vômitos) acelera a absorção de ciprofloxacino, que atinge a concentração máxima no sangue mais rápido.
O uso ao mesmo tempo de ciprofloxacino e omeprazol (usado para azia, má digestão, úlceras) pode levar a uma leve diminuição do efeito do ciprofloxacino.
Não se deve administrar ciprofloxacino com tizanidina (relaxante muscular), pois pode ocorrer aumento indesejado nas concentrações de tizanidina no sangue, associado a efeitos colaterais importantes como queda da pressão e sonolência.
A teofilina (remédio para asma) quando usada com ciprofloxacino, pode ter sua concentração aumentada no sangue, o que favorece aumento dos efeitos colaterais. Em casos raros, esses efeitos podem colocar a vida em risco. Se o uso de ambos for inevitável, a concentração de teofilina no sangue deve ser observada e a dose reduzida conforme necessidade.
Foi relatado que o uso de ciprofloxacino e remédios contendo derivados da xantina, como cafeína e pentoxifilina (para problemas circulatórios), elevou a concentração destas substâncias no sangue. Fale com seu médico.
Em pacientes tomando ciprofloxacino e fenitoína (antiepilético) ao mesmo tempo, foi observado nível alterado (diminuído ou aumentado) de fenitoína no sangue. É recomendado monitorar a terapia com fenitoína, incluindo medições de concentração no sangue, durante e logo após o uso com ciprofloxacino, para evitar perda do controle de convulsões ou efeitos indesejados por overdose de fenitoína quando o ciprofloxacino for interrompido.
O uso ao mesmo tempo com ciprofloxacino pode retardar a eliminação do metotrexato (imunossupressor usado em alguns tipos de câncer, psoríase e artrite reumatoide), aumentando seu nível no sangue.
Anti-inflamatórios não-esteroides, como ibuprofeno (para dor, febre ou inflamação)
Estudos em animais mostraram que o uso combinado de doses muito altas de quinolonas e certos anti-inflamatórios não-esteroides podem causar convulsões. Isto não se refere aos que contêm ácido acetilsalicílico.
Observou-se em alguns casos aumento temporário da creatinina no sangue, ao se administrar ciprofloxacino com ciclosporina (imunossupressor usado em doenças de pele, artrite reumatoide e transplante). Nesses casos é necessário controlar frequentemente (duas vezes por semana) a creatinina.
A administração ao mesmo tempo de ciprofloxacino com anticoagulantes, como varfarina, pode aumentar seus efeitos. Fale com seu médico.
O uso ao mesmo tempo de ciprofloxacino e antidiabéticos orais (para diminuir açúcar no sangue) principalmente sulfonilureias, como glibenclamida, glimepirida, pode provocar diminuição de açúcar no sangue (hipoglicemia).
O uso ao mesmo tempo de ciprofloxacino e duloxetina (antidepressivo) pode levar a um aumento da duloxetina no sangue.
No uso junto com ciprofloxacino e ropinirol (remédio para doença de Parkinson), seu médico deverá monitorar os efeitos colaterais e ajustar a dose de ropinirol.
No uso de ciprofloxacino com lidocaína (para doenças cardíacas e anestésico), podem ocorrer interações. A concentração de clozapina (antipsicótico, usado na esquizofrenia) no sangue aumenta se administrada com ciprofloxacino. Seu médico deverá monitorar e ajustar a dose de clozapina durante e logo após o uso conjunto.
O uso ao mesmo tempo de sildenafila (por exemplo, para disfunção erétil) e ciprofloxacino mostrou aumentar a concentração de sildenafila no sangue, por isso, seu médico deverá considerar riscos e benefícios.
Interações com exames
O ciprofloxacino pode interferir no teste de cultura para Mycobacterium tuberculosis, causando resultado falso negativo em pacientes usando ciprofloxacino. Fale com seu médico ou laboratório que você está tomando ciprofloxacino.
Informe ao seu médico se você está tomando algum outro remédio.
Não use remédio sem orientação médica. Pode ser perigoso para sua saúde.
Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)