Interação medicamentosa: quais os efeitos de tomar Zurampic com outros remédios?
Substratos CYP3A
O Lesinurad é um indutor ligeiro a moderado do CYP3A. Deve ser antecipado um efeito indutor de Lesinurad após 2 a 3 semanas de administração concomitante e contínua de Lesinurad.
Recomenda-se monitorização adicional dos lípidos e tensão arterial em doentes a utilizar medicamentos que sejam substratos sensíveis do CYP3A como alguns medicamentos hipolipemiantes (como a lovastatina ou sinvastatina) ou medicamentos anti-hipertensores (como a amlodipina, felodipina ou nisoldipina), dado que a sua eficácia pode ser reduzida.
Contracetivos hormonais
Os contracetivos hormonais, incluindo formas orais, injetáveis, transdérmicas ou implantes podem não ser fiáveis quando Lesinurad é administrado concomitantemente. Doentes do sexo feminino em idade fértil a tomar Lesinurad devem utilizar métodos adicionais de contraceção e não confiar na contraceção hormonal em monoterapia.
Salicilatos
Os salicilatos em doses superiores a 325 mg por dia podem diminuir a atividade do Lesinurad de redução do ácido úrico sérico e não devem ser administrados concomitantemente com Lesinurad. Em estudos clínicos controlados com placebo foi observada redução consistente de ácido úrico sérico em doentes a receber ácido salicílico em doses baixas em associação com alopurinol ou febuxostate. Não existem restrições para doses de salicilatos iguais ou inferiores a 325 mg por dia (i.e. para proteção cardiovascular).
Diuréticos tiazídicos
Em estudos clínicos controlados com placebo foi observada redução consistente de ácido úrico sérico em doentes a receber diuréticos tiazídicos em associação com alopurinol ou febuxostate.
Interações farmacocinéticas
Efeitos do Lesinurad noutros medicamentos
Substratos CYP3A:
Uma indução ligeira a moderada do CYP3A pelo Lesinurad pode reduzir as exposições plasmáticas dos medicamentos administrados concomitantemente que sejam substratos sensíveis do CYP3A. Em estudos de interação realizados com Lesinurad em indivíduos saudáveis e substratos CYP3A, o Lesinurad reduziu as concentrações plasmáticas de sildenafil e amlodipina.
Inibidores da HMG-CoA redutase que são substratos sensíveis do CYP3A podem interagir com Lesinurad. Nos ensaios clínicos principais, uma proporção maior de doentes a utilizar medicamentos hipolipemiantes ou anti-hipertensores que são substratos CYP3A teve necessidade de alterar a medicação concomitante quando tratados com Lesinurad 200 mg em associação com um inibidor da xantina oxidase comparativamente a doentes tratados com placebo em associação com um inibidor da xantina oxidase (35% versus 28% respetivamente). Deve ser considerada a possibilidade de redução da eficácia de medicamentos tomados concomitantemente que sejam substatos CYP3A e a sua eficácia (p.ex. tensão arterial e níveis de colesterol) deve ser monitorizada.
Varfarina:
Num estudo de interação realizado em indivíduos saudáveis com doses múltiplas de Lesinurad 400 mg e uma dose única de varfarina (25 mg), o Lesinurad originou uma diminuição da exposição da R-varfarina (o enantiomero menos ativo) e não teve qualquer efeito sobre a exposição da S-varfarina (o enantiomero mais ativo). Adicionalmente o Lesinurad originou uma diminuição de 6-8% da Razão Internacional Normalizada (INR) e do Tempo de Protrombina (TP). Deve ser aplicado o calendário de monitorização padrão da INR e não são necessárias mais ações.
Contracetivos hormonais:
O Lesinurad é um indutor ligeiro a moderado do CYP3A e portanto pode baixar as concentrações plasmáticas de alguns contracetivos hormonais, diminuindo assim a efetividade contracetiva.
Substratos CYP2B6:
Com base nos dados in vitro, o Lesinurad pode ser um indutor ligeiro do CYP2B6 mas esta interação não foi estudada clinicamente. Assim, recomenda-se que os doentes sejam monitorizados para redução da eficácia de substratos do CYP2B6 (p.ex. bupropiom, efavirenz) quando administrados concomitantemente com Lesinurad.
Com base em estudos de interação em indivíduos saudáveis ou doentes com gota, Lesinurad não apresenta interações clinicamente significativas com AINEs (naproxeno e indometacina), colchicina, repaglinida, tolbutamida, febuxostate ou alopurinol. Lesinurad diminui ligeiramente a exposição de oxipurinol (um substrato URATI), o principal metabolito do alopurinol; contudo o efeito de redução de ácido úrico da combinação com alopurinol foi significativamente superior ao de qualquer das substância isoladas.
Efeito de outros medicamentos sobre Lesinurad
Inibidores e indutores do CYP2C9:
A exposição ao Lesinurad aumenta quando é administrado concomitantemente com inibidores do CYP2C9.
Fluconazol, um inibidor moderado do CYP2C9, aumentou a AUC (56%) e a Cmax (38%) de Lesinurad bem como a quantidade de Lesinurad excretado na urina inalterado. É previsível que outros inibidores moderados do CYP2C9, como a amiodarona, afetem também na mesma medida a farmacocinética de Lesinurad. Assim, recomenda-se a utilização de Lesinurad com precaução em doentes que estejam a tomar inibidores moderados do CYP2C9. É expectável que a exposição ao Lesinurad diminua quando é administrado concomitantemente com indutores do CYP2C9 (p.ex. carbamazepina, um indutor moderado do CYP2C9). Monitorizar a diminuição da eficácia quando Lesinurad é administrado concomitantemente com um indutor do CYP2C9.
Rifampicina:
A rifampicina, um inibidor dos polipéptidos transportadores de aniões orgânicos (OATPs) e um indutor do CYP2C9, diminuiu a exposição ao Lesinurad e reduziu ligeiramente a quantidade de Lesinurad excretado na urina inalterado, sem efeitos clinicamente relevantes. O facto de não ter sido observada interação pode advir da combinação da indução do CYP2C9 e da inibição do OATP1B1 e 1B3.
Inibidores da époxi hidrolase:
Os inibidores da Epóxi Hidrolase microssomal (EHm) (p.ex. ácido valproico, valpromida) podem interferir com o metabolismo de Lesinurad. Lesinurad não deve ser administrado com inibidores da EHm.
Efeitos sobre a capacidade de conduzir e utilizar máquinas
Os efeitos de Lesinurad sobre a capacidade de conduzir e utilizar máquinas são nulos ou desprezáveis.
Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)