População Especial do Venofundin
Pacientes Idosos
Não há advertências e recomendações especiais sobre o uso adequado desse medicamento em pacientes idosos.
Gravidez e Aleitamento
Não existem dados disponíveis quanto à segurança de Venofundin no tratamento de mulheres grávidas. Venofundin não foi testado em estudos de toxicologia reprodutiva em animais. No entanto, estudos com produtos similares revelaram a ocorrência de hemorragias vaginais e efeitos teratogênicos e embriotóxicos após tratamentos repetidos em animais de laboratório.
As reações anafiláticas relacionadas com o emprego de HES no tratamento da mulher grávida podem ter efeitos nocivos sobre o feto.
Venofundin só deve ser utilizado na mulher grávida se os benefícios antecipáveis prevalecerem ao risco potencial para o feto; isto deve ser considerado principalmente quando a administração de Venofundin é planejada nos três primeiros meses da gravidez.
Uma vez que se desconhece se o amido modificado que constitui o princípio ativo de Venofundin é excretado através do leite materno, a administração do medicamento à mãe em fase de aleitamento deve ser encarada com precaução. Pode ser considerada a interrupção temporária do aleitamento materno.
Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)