Para que serve - Venofundin

Bula Venofundin

Princípio ativo: Hidroxietilamido

Classe Terapêutica: Gomas

Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)

Venofundin, para o que é indicado e para o que serve?

Venofundin é usado principalmente como substituto do volume coloidal de plasma para prevenção e tratamento da hipovolemia e choque. Dose total, duração e velocidade de infusão dependem da quantidade de perda de sangue ou plasma e a condição do paciente. Porém, a dosagem máxima diária de 3,0 g/kg de peso corporal não deve ser excedida. Isto corresponde a 50 ml/kg de peso corporal/dia (= 3500 ml/dia em um indivíduo de 70 kg).

Indicações principais:

  • Tratamento e profilaxia da hipovolemia e do choque, incluindo primeiros socorros em acidentes, intervenções cirúrgicas ou traumatológicas e terapia intensiva.
  • Hemodiluição normovolêmica aguda (auto-transfusão).

Como o Venofundin funciona?


Venofundin é um substituto coloidal do volume plasmático que contém 6% de Amido Hidroxietílico (HES) com peso molecular médio de 130.000 Dalton e substituição molar de 0,42, numa solução salina normal (cloreto de sódio 9 mg/ml).

O Amido Hidroxietílico utilizado na obtenção de Venofundin é um polímero de glicose originário da amilopectina existente na batata. O amido natural é modificado sinteticamente através da hidroxietilação nos carbonos 2 e 6 das moléculas de glicose do polímero. O número de glicoses modificadas no polímero é traduzido pelo grau de substituição molar e a relação entre os carbonos 2 e 6 substituídos é chamada de relação C2/C6.

Estes parâmetros definem conjuntamente, o grau de rapidez com a qual o amido é metabolizado e, conseqüentemente sua duração intravascular e facilidade de eliminação.

No caso do Venofundin, o grau de substituição molar é de 0,42 e a relação C2/C6 é 6:1, o que caracteriza como molécula balanceada, de peso molecular médio e eliminação rápida.

A solução de Venofundin é isooncótica, ou seja, o efeito do volume plasmático intravascular é equivalente ao volume infundido.

A duração do efeito do aporte de volume depende primariamente da substituição molar e em menor extensão no peso molecular médio. A hidrólise intravascular dos polímeros de HES resulta na liberação contínua de pequenas moléculas que são também oncoticamente ativas, antes de serem excretadas por via renal.

A hemodiluição com Venofundin pode reduzir o hematócrito e a viscosidade plasmática.

Após a hemodiluição isovolêmica, os efeitos resultantes da expansão de volume são mantidos durante, pelo menos, 6 horas.

O que você está sentindo?

Use o BulaBot para fins informativos.