Como usar o Vascase?
Vascase® deve ser administrado por via oral, uma vez ao dia, em jejum ou com alimentos. A dose deve ser sempre administrada no mesmo horário.
Este medicamento não deve ser mastigado.
Posologia do Vascase
Pressão alta
Adultos
A dose inicial recomendada é de 1 a 1,25 mg por dia.
A posologia deverá ser ajustada, individualmente, pelo seu médico, de acordo com a resposta da pressão arterial. A dose geralmente varia de 2,5 a 5,0 mg, uma vez ao dia. Se a pressão arterial não for adequadamente controlada com 5 mg de Vascase®, seu médico poderá administrar, em conjunto, um diurético não poupador de potássio, em dose baixa, para aumentar o efeito anti-hipertensivo.
Pacientes idosos
O tratamento com Vascase® deve ser iniciado com 0,5 a 1,25 mg por dia. Em seguida, a dose de manutenção deve ser ajustada de acordo com a tolerância individual, estado e resposta clínica.
Hipertensão renovascular
O tratamento com Vascase® deve ser iniciado com dose de 0,5 mg por dia. A dose de manutenção deve ser ajustada, individualmente, pelo seu médico.
Pacientes hipertensos em uso de diuréticos
O medicamento diurético deve ser suspenso dois a três dias antes do início do tratamento com Vascase®, para reduzir a possibilidade de sintomas de queda acentuada da pressão, podendo ser reiniciado posteriormente, caso seu médico julgue necessário. A dose inicial recomendada de Vascase® a esses pacientes é de 0,5 mg.
Insuficiência cardíaca congestiva
A dose inicial recomendada de Vascase® é de 0,5 mg por dia, sob supervisão do seu médico. A dose deverá ser aumentada para 1 mg ao dia, dependendo da sua tolerabilidade e de seu estado clínico. Novos ajustes de dose devem ser realizados até o alcance da dose de manutenção, entre 1 a 2,5 mg/dia, de acordo com a sua tolerabilidade e resposta clínica a Vascase®. A dose máxima em geral é de 5 mg ao dia.
Pacientes idosos com insuficiência cardíaca crônica
A dose inicial recomendada de 0,5 mg deve ser acompanhada com cautela em pacientes idosos com insuficiência cardíaca crônica que recebem altas doses de diuréticos.
Insuficiência renal
Doses reduzidas de Vascase® podem ser necessárias em pacientes com disfunção renal. O seu médico saberá a melhor dosagem, de acordo com o estágio de sua doença.
Cirrose hepática (doença crônica do fígado)
Em casos incomuns de pacientes com cirrose hepática que requerem tratamento com Vascase®, este medicamento deve ser iniciado com cautela, na dose de 0,5 mg ao dia, por causa do risco de hipotensão.
Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.
Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.
Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)