Interação Medicamentosa - Vacina Meningocócica ACWY (Conjugada) Instituto Butantan

Bula Vacina Meningocócica ACWY (Conjugada) Instituto Butantan

Princípio ativo: Vacina Meningocócica ACWY (Conjugada)

Classe Terapêutica: Vacinas Meningocócicas

Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)

Interação medicamentosa: quais os efeitos de tomar Vacina Meningocócica ACWY (Conjugada) Instituto Butantan com outros remédios?

Vacina Meningocócica ACWY (Conjugada) pode ser administrado concomitantemente com qualquer uma das seguintes: vacina contra hepatite A (HAV), vacina contra hepatite B (HBV), vacina contra sarampo, caxumba e rubéola (SCR), vacina contra sarampo, caxumba, rubéola e varicela (SCRV), vacina pneumocócica 10-valente conjugada, vacina contra a gripe sazonal sem adjuvante.

Vacina Meningocócica ACWY (Conjugada) também pode ser administrado concomitantemente com vacinas combinadas contra difteria, tétano e pertussis acelular (DTPa), ou mesmo com a combinação da DTPa com as vacinas para hepatite B, pólio inativada ou Haemophilus influenzae tipo b, como a DTPa-HBV-IPV/Hib e vacina conjugada pneumocócica 13-
valente no segundo ano de vida.

Não há dados de Vacina Meningocócica ACWY (Conjugada) em coadministração com vacinas contra Rotavírus e Influenza em lactentes menores de 12 meses.

Em indivíduos de 9 a 25 anos de idade, Vacina Meningocócica ACWY (Conjugada) pode ser administrado concomitantemente com a vacina bivalente contra o papilomavírus humano [tipos 16 e 18], recombinante (HPV2).

A segurança e a imunogenicidade de Vacina Meningocócica ACWY (Conjugada) foram avaliadas após sua administração sequencial ou sua coadministração com uma vacina DTPa-HBV-IPV/Hib no segundo ano de vida. A administração de Vacina Meningocócica ACWY (Conjugada) um mês após a vacina DTPa HBV-IPV/Hib resultou em menores títulos médios geométricos (TMGs) MenA, MenC e MenW-135 medidos com um teste bactericida do soro usando complemento de coelho (rSBA). A relevância clínica desse resultado é desconhecida, já que em pelo menos 99,4% dos participantes (N=178) os títulos obtidos no rSBA relativamente a cada sorogrupo (A, C, W-135 ou Y) foram ≥ 8. Sempre que possível, Vacina Meningocócica ACWY (Conjugada) deve ser coadministrado com uma vacina que contenha toxoide tetânico (TT), como a DTPa-HBVIPV/Hib, ou administrada pelo menos um mês antes de uma vacina que contenha TT.

Um mês após a coadministração de Vacina Meningocócica ACWY (Conjugada) com uma vacina conjugada pneumocócica 10-valente em crianças de 12-23 meses, observou-se a redução das concentrações médias geométricas (CMGs) de anticorpos e dos TMGs de anticorpos no ensaio opsonofagocítico (OPA) relativamente a um sorotipo pneumocócico (o 18C, conjugado à proteína carreadora toxoide tetânico). A relevância clínica dessa observação é desconhecida. Não houve impacto da coadministração sobre os outros nove sorotipos pneumocócicos.

Um mês após a co-administração com uma vacina adsorvida contra toxoide tetânico, toxoide diftérico reduzido e pertusis acelular combinados (Tdap) em indivíduos de 9 a 25 anos, foram observados GMCs menores em cada antígeno pertussis (toxoide pertussis [PT], hemaglutinina filamentosa [ FHA] e pertactina [PRN]). Mais de 98% dos indivíduos apresentaram concentrações anti-PT, FHA ou PRN acima dos limiares de corte do ensaio. A relevância clínica dessas observações é desconhecida. Não houve impacto da co-administração nas respostas imunes a Vacina Meningocócica ACWY (Conjugada) ou aos antígenos do tétano ou da difteria incluídos no Tdap.

Se Vacina Meningocócica ACWY (Conjugada) tiver de ser coadministrado com outra vacina injetável, ambas devem sempre ser aplicadas em locais diferentes.

Como ocorre com outras vacinas, é previsível que em pacientes que recebem tratamento com imunossupressores a vacina não induza uma resposta imune adequada.

O que você está sentindo?

Use o BulaBot para fins informativos.