Como usar o Tromaxil?
Tromaxil deve ser utilizado somente como forma de infusão intravenosa.
A injeção/infusão intra-arterial, bem como a aplicação intramuscular não são indicadas.
A dose diária de infusão deve ser individual e superior ao período de 60 minutos, pois doses intravenosas muito rápidas podem causar dores nas veias, o que pode levar a flebite ou reações circulatórias.
Isto corresponde a 250 mL de solução de infusão 85-90 gotas/min, e no caso de 500 mL solução de infusão 170-180 gotas/min.
A utilização de eritromicina juntamente com antibióticos beta lactâmicos, aminoglicosideos, tetraciclina, cloranfenicol, colistina, aminofilina, barbitúricos, difenilhidantoina, heparina, fenotiazina, riblofavina (vitamina B2), Vitamina B6 e Vitamina C não deve ser feita na forma de mistura na seringa, deve ser administrada separadamente.
Reconstituição
- Reconstituir 1 frasco do produto em 20 mL de água para injeção resultando em uma solução com concentração final de 50mg/mL (5%).
- A fim de facilitar a reconstituição do produto, recomenda-se que agite o frasco para que o pó se desprenda da parede do mesmo e adicione 20mL de água para injeção em porções de 5mL agitando-o vagarosamente entre cada porção de água adicionada com o intuito de evitar a precipitação do pó.
- Esta solução pode ser aplicada em circunstâncias de injeção em bolus.
Cuidado! Soluções salinas ou outras soluções que contenham sal orgânico não devem ser utilizadas para a reconstituição do produto, pois podem ocasionar precipitações.
Diluição
Para infusão intravenosa, 1 frasco do produto reconstituído em água para injeção deve ser diluído em solução de NaCl 0,9%, conforme tabela abaixo:
Quantidade de Substância ativa | Solução de água para injeção (Reconstituição) | Solução de NaCl 0,9% (Diluição) | Solução final para infusão intravenosa | Concentração da Substância ativa |
1000 mg | 20 mL | 230 mL | 250 mL | 0,4% |
1000 mg | 20 mL | 230 mL | 500 mL | 0,2% |
Para evitar o aparecimento de irritações venosas, a concentração não deve ser utilizada em quantidade acima de 1%.
Utilize este medicamento de acordo com as recomendações de dosagens a seguir.
A dosagem de lactobionato de eritromicina, tanto em adultos quanto em crianças, corresponde a 15-20 mg de Eritromicina por Kg.
Dosagem para adultos e adolescentes acima de 12 anos
- A dose diária para adultos e adolescentes corresponde a 15-20 mg de eritromicina/Kg na maioria das infecções (em geral 1-2 g de eritromicina, divididas em de 1-4 doses individuais). Indícios de dependência podem aumentar a dose em até o seu dobro.
Dosagem para recém-nascidos e crianças até 12 anos
- A dose diária para recém-nascidos e crianças de até 12 anos corresponde, na maioria das infecções, a 15-20 mg de eritromicina/Kg, divididos em 3-4 doses individuais). Indícios de dependência podem aumentar a dose em até o seu dobro.
- Na pediatria há o uso alternativo de uma dose diária de 300-600 mg de eritromicina/m2 da área do corpo, dividida em 3-4 doses individuais.
Recomendações de dosagens especiais
Infecção gonocócica aguda
- A dose diária consiste em 3g de Eritromicina base, correspondente a 4,5g de Tromaxil por dia, subdividida em 3 infusões individuais.
- O resultado de um tratamento contra gonocócicas deve ser testado por meio de um exame de controle bacteriológico 3-4 dias após o fim do tratamento.
Sífilis em estágio inicial (primário)
- A dose diária consiste em 3g de eritromicina base, correspondente a 4,5g de Tromaxil por dia, subdividida em 3 infusões individuais. A dose total deve ser 45g, correspondente a 67,5g de Tromaxil não acentuadas. Pode ser aumentada em até 64g, correspondente a 96g de Tromaxil.
Uretrite (inflamação no canal da uretra), causada pela chlamydia trachomatis ou pela ureaplasma urealyticum
- A dose diária consiste em 2,5-3g eritromicina base, correspondente a 3,7-4,5g de Tromaxil por dia, subdividida em 3 infusões individuais.
Indicações para dosagem em casos de limitação das funções renais
- Em caso de pacientes com limitação das funçõesrenais a dose diária deve ser reduzida conforme o grau de gravidade do distúrbio das funções. Em caso de forte limitação das funções renais (concentração de creatinina sérica acima de 180 µmol/l ou 2,0 mg/dl) ou retenção de urina (anúria) consiste em 2g de eritromicina base na dose máxima diária para adolescentes acima de 14 anos e adultos, correspondente a 3g de Tromaxil por dia. Esta dose diária não deve ser ultrapassada.
- Os níveis séricos da eritromicina não são significativamente alterados por hemodiálise ou diálise peritoneal. Por conta disso, não é necessário administrar uma dose adicional em pacientes submetidos ao processo de diálise.
A duração do tratamento será determinada pelo seu médico.
Em casos de doenças infecciosas bacterianas a duração do tratamento se estenderá pelo decorrer da doença.
Normalmente a duração do tratamento é de 7-8 dias. No interesse de um resultado sustentável do tratamento, este deve ser continuado ainda 2-3 dias, também com Tromaxil, após o desaparecimento da doença. Em caso de tratamento de infecções com estreptococos beta-hemolítico (por exemplo, inflamações de laringe e faringe, ferida rosa, febre escarlate) também é necessário precaução e um período mínimo de tratamento de 10 dias, para prevenir complicações posteriores por exemplo, febre reumática, doença cardíaca reumática, glomerulonefrite.
A injeção intravenosa de Tromaxil deve ser encontrada somente para a preparação de um tratamento (em especial doenças com complicações) ou em caso de impossibilidade de um tratamento oral para o paciente.
Um tratamento muito longo com eritromicina ou tratamentos repetitivos deve ser realizado somente mediante indicação em casos extremos (o motivo para a utilização do medicamento) e sob supervisão de seu médico.
Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)