Contraindicação - Tromaxil

Bula Tromaxil

Princípio ativo: Eritromicina

Classe Terapêutica: Macrolideos E Similares

Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)

Quais as contraindicações do Tromaxil?

Existem contraindicações (por exemplo, algumas doenças, condições especiais e/ou costumes), nas quais determinados medicamentos não devem ser utilizados, ou somente mediante testes cuidadosos realizados por médicos, pois em geral, algumas expectativas de utilização podem resultar em comportamentos prejudiciais. O médico pode verificar se há contraindicações, estágio inicial de alguma doença, doença concomitante, algum outro tratamento simultâneo, bem como orientar sobre condições especiais de vida. Algumas contraindicações podem ser feitas ou reconhecidas após o início do tratamento com este medicamento. Também nestes casos o seu médico deve ser informado. Caso já tenha utilizado anteriormente a eritromicina ou outro antibiótico macrolídeo e estes tenham causado reações sensíveis, o Tromaxil não deve ser utilizado. Em caso de utilização simultânea do Tromaxil e um determinado anti-histamínico (modo de tratamento de alergia) como terfenadina ou astemizol, ou ainda medicamentos como cisaprida (tratamento de estímulo da aperistalse) ou pimozida (medicamento para tratamento de determinados distúrbios psíquicos) pode, em casos isolados, causar prolongamento do intervalo QT em eletrocardiogramas, e em algumas circunstâncias, risco de morte por arritmia cardíaca (arritmia ventricular torsades de pointes). Desta forma, medicamentos com estas moléculas não devem ser utilizados durante o tratamento com Tromaxil.

Outros casos em que o uso de Tromaxil não é indicado:

  • Não deve ser utilizado em recém-nascidos ou pessoas com tendência ao prolongamento do intervalo QT;
  • Não deve ser utilizado com medicamentos que possam causar prolongamento do intervalo QT, como, por exemplo, antiarritmia das classesIA e III,em casos de distúrbios de balanço eletrolítico, em especial, em casos de hipocalemia (baixa concentração de potássio no sangue) e hipomagnesemia (baixa concentração de magnésio no sangue),em casos clínicos relevantes de bradicardia (diminuição da frequência cardíaca) e distúrbios de arritmia cardíaca (por exemplo, casos de insuficiência cardíaca).

Gravidez e Lactação

Categoria de risco para mulheres grávidas (Anvisa-RE 1548/03): D.

O uso do produto só deve ser feito na gravidez e lactação após cuidadosa avaliação do fator risco-benefício.

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica. Informe imediatamente seu médico em caso de suspeita de gravidez.

O que você está sentindo?

Use o BulaBot para fins informativos.