Superdose: o que acontece se tomar uma dose do Timasen SR maior do que a recomendada?
Entre imediatamente em contato com seu médico, ou procure um pronto socorro, informando a quantidade ingerida do produto, horário da ingestão e os sintomas.
Sintomas de superdose de tramadol, incluem:
vômito, miose, sedação, convulsões, depressão respiratória e hipotensão, com falência circulatória e coma. Falência respiratória também pode ocorrer. Tais sintomas são típicos de analgésicos opióides.
O tratamento da superdose requer a manutenção das funções cardíaca e respiratória. A depressão respiratória pode ser revertida, usando-se naloxona e as convulsões controladas com diazepam. A naloxona deve ser administrada cuidadosamente em pequenas doses repetidas, uma vez que a duração de seu efeito é menor do que a do cloridrato de tramadol e pode aumentar o risco de convulsões. Além disso, devem ser empregadas medidas de cuidado intensivo, tais como entubação e ventilação assistida.
Também podem ser necessárias medidas para evitar queda de temperatura e depleção de líquidos. Lavagem gástrica pode ser útil em casos de intoxicação oral pelo cloridrato de tramadol.
O tratamento da superdose aguda de tramadol, usando hemodiálise ou hemofiltração isolados não é suficiente ou adequado devido à lenta eliminação do tramadol por estas vias.
Não tome remédio sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para sua saúde.
Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)