Como usar o Timasen SR?
Timasen SR deve ser utilizado de acordo com a prescrição médica.
As cápsulas devem ser administradas por via oral, 2 vezes ao dia, independentemente dos horários das refeições, engolidas inteiras com água.
Como acontece com todas as drogas analgésicas, a dose de Timasen SR deve ser ajustada, dependendo da gravidade da dor e da resposta clínica individual do paciente. A dose usada deve ser a menor dose analgésica eficaz.
Adultos
A dose inicial é de 50 - 100mg, duas vezes ao dia, pela manhã e à noite. Esta dose pode ser titulada até 150 - 200mg, duas vezes ao dia de acordo com a gravidade da dor.
Se for necessário tratamento a longo prazo da dor, em virtude da natureza e gravidade da doença, deve haver monitorização cuidadosa e regular (se necessário com pausas no tratamento) para estabelecer se tratamento posterior é necessário e o tempo de duração.
Dose oral diária total de 400mg não deve ser excedida, exceto em circunstâncias clínicas especiais.
Pacientes idosos
Mesma dose de adultos, entretanto deve-se levar em consideração que pacientes com mais de 75 anos tendem a ter um aumento na biodisponibilidade absoluta de 17% e na meia-vida terminal do tramadol. Ajuste de dose ou intervalo pode ser necessário.
Pacientes com insuficiência renal ou hepática
Como a eliminação do tramadol pode ser prolongada em pacientes com insuficiência renal e/ou hepática, o uso de tramadol não é recomendado. Em casos moderados pode ser necessário ajuste do intervalo de dose.
Pacientes com dificuldade em engolir
Abrir as cápsulas cuidadosamente e depositar o conteúdo em uma colher. A colher deve ser levada à boca, seguida por um gole da água. O conteúdo não deve ser mastigado ou amassado.
O tratamento com Timasen SR pode ser interrompido?
Não interromper o tratamento sem o conhecimento do seu médico. Somente ele poderá avaliar a evolução de seu tratamento e decidir quando e como este deverá ser interrompido.
Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.
Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)