Interação medicamentosa: quais os efeitos de tomar Timasen SR com outros remédios?
Tramadol não deve ser administrado a pacientes que utilizem inibidores da monoaminoxidase ou que tenham interrompido a terapia em menos de 2 semanas.
Pode potencializar os efeitos depressores do SNC de outras drogas que atuam no SNC (incluindo álcool) quando administrado concomitantemente com tais drogas.
Quando administrado concomitantemente com ritonavir, a concentração sérica de tramadol pode aumentar, resultando em toxicidade.
Raramente ocorreu toxicidade à digoxina durante a administração de digoxina e tramadol.
O tramadol pode aumentar o potencial de convulsão dos inibidores seletivos da recaptação de serotonina, antidepressivos tricíclicos, antipsicóticos e outras drogas que reduzem o limiar das convulsões.
A administração concomitante de Timasen SR (cloridrato de tramadol) e carbamazepina resulta em decréscimo marcante das concentrações séricas de tramadol, o qual pode reduzir o efeito analgésico e diminuir a duração do efeito.
Embora as alterações nas concentrações séricas de tramadol tenham sido associadas à administração simultânea de cimetidina, tais alterações são clinicamente insignificantes e o ajuste de dose não é recomendado.
Drogas como cetoconazol e eritromicina, que conhecidamente inibem o CYP3A4, podem inibir o metabolismo do tramadol (N-desmetilação) e o metabolismo do metabólito ativo O-desmetilado.
Nenhum estudo de significado clínico foi realizado para tal interação.
Não há interação alimentar.
Informe ao seu médico sobre qualquer medicamento que esteja utilizando, antes do início, ou durante o tratamento.
Informe seu médico se você tiver histórico de abuso de álcool ou drogas, convulsões.
Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)