Interação medicamentosa: quais os efeitos de tomar Starform com outros remédios?
Os comprimidos de nateglinida contêm lactose (açúcar do leite). Se você tem intolerância grave à lactose, informe o seu médico antes de tomar Starform.
Nateglinida - Interações previstas a serem consideradas
Efeitos da nateglinida sobre outros medicamentos
Nenhum ajuste de dose é necessário em consequência da administração concomitante da nateglinida com digoxina, varfarina ou diclofenaco. De forma semelhante, também não se verificou interação farmacocinética clinicamente significativa da nateglinida com outros antidiabéticos orais, tais como o cloridrato de metformina ou glibenclamida.
A nateglinida não tem nenhuma influência sobre a ligação proteica do propranolol, glibenclamida, nicardipino, varfarina, fenitoína, ácido acetilsalicílico e tolbutamida.
Efeitos de outros medicamentos sobre a nateglinida
Inibidores da CYP2C9 (enzima do fígado responsável pelo metabolismo de alguns medicamentos):
Potentes inibidores da CYP2C9 (ex.: fluconazol, genfibrozila, sulfimpirazona) podem aumentar a exposição da nateglinida e aumentar o possível risco de hipoglicemia.
A ação hipoglicemiante (diminuição do nível de açúcar no sangue) dos agentes antidiabéticos orais pode ser potencializada por determinados fármacos, incluindo agentes anti-inflamatórios não-esteroidais (classe de medicamentos que tratam as inflamações), salicilatos (classe de medicamentos que tratam a dor), inibidores da monoaminoxidase e agentes beta-bloqueadores adrenérgicos não-seletivos (classes de medicamentos que tratam a pressão alta), hormônios anabolizantes (por exemplo, metandrostenolona), guanetidina, Gymnema sylvestre, glucomannan e ácido tióctico.
A ação hipoglicemiante dos agentes antidiabéticos orais pode ser reduzida por certos medicamentos, incluindo tiazidas (classe de medicamentos diuréticos), corticosteroides (classe de hormônios), medicamentos para a tireoide, simpatomiméticos (medicamentos que estimulam os nervos simpáticos), somatropina (hormônio de crescimento), análogos da somatostatina (por exemplo, lanreotida, octreotida) rifampicina (medicamento que trata infecções), fenitoína (medicamento que trata epilepsia) e erva de São João.
Cloridrato de metformina - Interações previstas a serem consideradas
Efeitos da metformina sobre outros medicamentos
Furosemida:
A metformina diminuiu o pico de concentração plasmática (Cmax), área sob a curva (ASC) da furosemida no sangue, sem alteração no clearance (depuração) renal da furosemida.
Nifedipino:
A metformina teve efeitos mínimos sobre o nifedipino.
Glibenclamida:
Foram observadas reduções da Cmax, ASC da glibenclamida no sangue, mas foram altamente variáveis. Portanto, o significado clínico deste achado não é claro.
Fármaco catiônico (cimetidina):
A metformina não teve efeito sobre a farmacocinética da cimetidina.
Vitamina B12:
O cloridrato de metformina tem sido associado à diminuição dos níveis séricos de vitamina B12, sem manifestações clínicas. Essa diminuição é muito raramente associada à anemia e parece ser rapidamente reversível com a descontinuação do cloridrato de metformina e/ou suplementação de vitamina B12.
Femprocumona:
Foi relatado um aumento na eliminação da femprocumona quando coadministrada com metformina.
Efeitos de outros medicamentos sobre a metformina
Furosemida:
Aumentou a Cmáx e ASC da metformina no sangue, sem alteração no clearance (depuração) renal da metformina.
Nifedipino:
Aumentou tanto a absorção (e, portanto, a Cmax e ASC de exposição) e a excreção de metformina.
Glibenclamida:
Não produziu mudanças nos parâmetros farmacocinéticos/farmacodinâmicos da metformina.
Álcool:
Envenenamento agudo por álcool aumenta o risco de acidose láctica, especialmente nos casos de jejum, má nutrição e insuficiência hepática. O álcool potencializa o efeito do cloridrato de metformina sobre o metabolismo de lactato.
Contrastes a base de iodo:
A administração intravascular de meios de contraste iodados a pacientes que estão recebendo metformina, pode aumentar o risco de acidose láctica.
Fármacos catiônicos:
Cloridrato de metformina pode interagir com os fármacos catiônicos, tais como amilorida, digoxina, morfina, procainamida, quinidina, quinina, triantereno, trimetoprima, ou vancomicina, cimetidina e ranitidina (antagonista H2). Estes medicamentos são eliminados por secreção tubular renal e, teoricamente, têm o potencial de interação com a metformina por competição pelos sistemas de transporte tubulares renais comuns. Assim, com a cimetidina, a aumento na concentração da metformina no plasma/sangue e ASC foram observados em 60% e 40%, respectivamente. Embora nenhum estudo de interação direta esteja disponível (exceto para a cimetidina), é recomendado o monitoramento cuidadoso dos pacientes e das doses de metformina e desses medicamentos.
Goma guar e inibidores da alfa-glicosidase:
Os níveis de concentração sanguínea do cloridrato de metformina podem ser diminuídos pela goma guar e inibidores da alfa-glicosidase.
Outros medicamentos:
É importante observar que durante a terapia concomitante com outros medicamentos (tais como as tiazidas e outros diuréticos, corticosteroides, fenotiazinas, produtos tireoideanos, estrogênios, contraceptivos orais, fenitoína, ácido nicotínico, simpatomiméticos, medicamentos bloqueadores dos canais de cálcio, e isoniazida) que podem modificar os níveis de glicose no sangue, podem ser necessários acompanhamento do controle glicêmico e ajuste de dose de Starform.
Outros medicamentos antidiabéticos:
O cloridrato de metformina, um dos componentes de Starform, pode ser administrado concomitantemente com sulfonilureias. Nenhuma interação direta com outros antidiabéticos orais é conhecida. Entretanto, a administração concomitante com esses medicamentos, pode agir aditivamente e diminuir os níveis sanguíneos de glicose levando a hipoglicemia se a dose de cloridrato de metformina não for ajustada.
Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.
Não use este medicamento sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para a sua saúde.
Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)