População Especial do Procsim
Habilidade para dirigir veículos e operar máquinas
A capacidade de reagir prontamente às situações pode ser alterada, comprometendo a habilidade de dirigir veículos ou operar máquinas.
Tal fato ocorre principalmente com a ingestão concomitante de álcool.
Uso durante a gravidez e a lactação
Procsim não deve ser prescrito a mulheres grávidas ou lactantes, já que não há experiência sobre a segurança da droga nessas pacientes; além disso, estudos realizados com animais sugerem não ser de todo improvável que o medicamento possa causar lesões na cartilagem articular de organismos imaturos.
Procsim não deve ser administrado a mulheres grávidas ou às que estejam amamentando.
Informe ao seu médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após o seu término.
Informar ao médico se está amamentando.
Estudos feitos com animais não evidenciaram efeitos teratogênicos.
Categoria C para a gravidez segundo o FDA (Food and Drug Administration).
Uso pediátrico
Como outras drogas de sua classe, o cloridrato de ciprofloxacino demonstrou ser causa de artropatia em animais imaturos em articulações que suportam peso.
A análise dos dados de segurança disponíveis a respeito do uso do cloridrato de ciprofloxacino, em pacientes com menos de 18 anos de idade, em sua maioria portadores de fibrose cística, não revelou qualquer evidência de danos a cartilagens ou articulações.
Não se recomenda o uso de cloridrato de ciprofloxacino em outras indicações que não o tratamento da exacerbação pulmonar aguda da fibrose cística associada à infecção por Pseudomonas aeruginosa e o tratamento de inalação de antraz (após exposição).
Uso em idosos
Os pacientes idosos devem receber doses tão reduzidas quanto possíveis, dependendo da gravidade da doença e da depuração de creatinina.
Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)