Quais cuidados devo ter ao usar o Lyxumia?
Uso em pacientes com gastroparesia (retardo do esvaziamento gástrico) severa
Lyxumia não é recomendado para pacientes com doença gastrintestinal severa e/ou gastroparesia severa.
Risco de hipoglicemia (diminuição da taxa de açúcar no sangue)
Se você está usando Lyxumia com sulfonilureia (glimepirida ou glibenclamida) ou com a combinação de insulina basal e sulfonilureia pode ocorrer aumento do risco de hipoglicemia. Neste caso, converse com seu médico que irá verificar sobre a necessidade de redução da dose de sulfonilureia ou de insulina basal.
Gravidez e amamentação
Gravidez
Não há dados sobre o uso de Lyxumia em mulheres grávidas. O risco potencial em humanos é desconhecido. Lyxumia não deve ser utilizado durante a gravidez e no lugar recomenda-se utilizar insulina basal. Informe seu médico se você deseja engravidar ou se estiver grávida, pois neste caso, o tratamento com Lyxumia deverá ser descontinuado.
Amamentação
Não é conhecido se Lyxumia passa para o leite materno. Portanto, não use Lyxumia se você estiver amamentando.
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica.
Alterações na capacidade de dirigir veículos e operar máquinas
Não há estudos realizados dos efeitos sobre a capacidade de dirigir veículos e operar máquinas. Quando usado em combinação com sulfonilureia ou insulina basal, você deve tomar precauções para evitar diminuição da taxa de açúcar no sangue ao dirigir veículos e operar máquinas.
Advertências do Lyxumia
Uso em diabetes tipo 1
Você não deve utilizar Lyxumia se for portador de diabetes mellitus tipo 1 ou se apresentar cetoacidose diabética (circunstância grave que ocorre toda vez que não há insulina em quantidades suficientes para metabolizar a altos níveis de glicose).
Risco de pancreatite (inflamação do pâncreas)
O uso de medicamentos da classe denominada agonista do receptor de peptídeo semelhante ao glucagon (GLP-1) tem sido associado ao risco de desenvolvimento de pancreatite aguda. Informe seu médico se você apresentar sintomas de pancreatite aguda, como dor abdominal severa e persistente, pois neste caso, o tratamento com Lyxumia deverá ser descontinuado. Caso haja confirmação de pancreatite aguda, o tratamento com Lyxumia não deve ser reiniciado. Este medicamento deve ser usado com cautela em pacientes com histórico de pancreatite.
Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)