Interação Medicamentosa - Lojuxta

Bula Lojuxta

Princípio ativo: Mesilato de Lomitapida

Classe Terapêutica: Todos Outros Reguladores De Colesterol E Triglicerídeos

Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)

Interação medicamentosa: quais os efeitos de tomar Lojuxta com outros remédios?

Lojuxta (mesilato de lomitapida) pode interferir na forma como outros medicamentos agem no organismo, bem como vários medicamentos podem interferir nos efeitos de Lojuxta (mesilato de lomitapida) quando usados ao mesmo tempo, conforme descrito abaixo:

Uso com inibidores fortes ou moderados de CYP3A4

O CYP3A4 é uma enzima importante no organismo, responsável pelo metabolismo de substâncias. A inibição da CYP3A4 faz aumentar muito a concentração de lomitapida no organismo. Portanto, uma vez que a concentração de lomitapida no sangue provavelmente aumentará de forma significativa na presença destes inibidores, é contraindicado o uso concomitante de Lojuxta (mesilato de lomitapida) com inibidores fortes e moderados de CYP3A4, tais como:

  • Alguns medicamentos para infecções fúngicas (como cetoconazol, itraconazol, posaconazol, voriconazol, fluconazol);
  • Alguns medicamentos para tratar pressão alta (como conivaptana, diltiazem e verapamil);
  • Alguns medicamentos antiarrítmicos (como dronedarona);
  • Alguns medicamentos para infecção bacteriana (como claritromicina, eritromicina, telitromicina, ciprofloxacino);
  • Alguns medicamentos antidepressivos (como nefazodona);
  • Alguns medicamentos antivirais para síndrome da imunodeficiência adquirida – HIV/AIDS (como boceprevir, indinavir, lopinavir, nelfinavir, ritonavir, saquinavir, telaprevir, amprenavir, atazanavir, darunavir, fosamprenavir);
  • Alguns medicamentos para o tratamento de câncer (como crizotinibe e imatinibe).

Se o tratamento com inibidores moderados ou fortes de CYP3A4 for inevitável, o seu médico avaliará a necessidade de interromper o seu tratamento com Lojuxta (mesilato de lomitapida).

Você deve evitar suco de toranja (grapefruit) enquanto utilizar Lojuxta (mesilato de lomitapida).

Uso com inibidores fracos de CYP3A4

Os inibidores fracos de CYP3A4 aumentam a concentração de lomitapida no sangue em menor escala. O seu médico deve diminuir a dose de Lojuxta (mesilato de lomitapida) pela metade. A dose de Lojuxta (mesilato de lomitapida) não deve exceder 30 mg ao dia quando for utilizada concomitantemente com inibidores fracos de CYP3A4, tais como:

  • Alguns medicamentos para tratar ansiedade (como alprazolam);
  • Alguns medicamentos para tratar problemas no estômago (como cimetidina e ranitidina);
  • Alguns medicamentos para incontinência urinária (perda de controle da urina), como a propiverina;
  • Alguns medicamentos para reduzir a coagulação sanguínea (como cilostazol e ticagrelor);
  • Alguns medicamentos antiarrítmicos (como amiodarona);
  • Alguns medicamentos para infecções bacterianas (como roxitromicina);
  • Alguns medicamentos para tratamento da tuberculose (como isoniazida);
  • Alguns medicamentos antidepressivos (como fluoxetina e fluvoxamina);
  • Alguns medicamentos para enjoo e para evitar vômito (como fosaprepitanto);
  • Alguns medicamentos para tratamento do câncer (como bicalutamida, lapatinibe, nilotinibe, pazopanibe);
  • Alguns medicamentos para pressão alta (como anlodipino, lacidipina, ranolazina);
  • Alguns outros medicamentos para diminuir o colesterol (como atorvastatina);
  • Alguns medicamentos para diabetes (como a linagliptina);
  • Alguns medicamentos para controlar o sistema imunológico (como ciclosporina);
  • Alguns medicamentos para asma (como zileutona);
  • Alguns medicamentos para fibrose cística (como ivacaftor);
  • Alguns medicamentos contendo Gingko biloba (gingko) ou Hydrastis canadensis (goldenseal).

Informe ao seu médico se você estiver usando algum dos medicamentos mencionados acima junto com anticoncepcionais orais, pois neste caso a dose máxima recomendada de Lojuxta (mesilato de lomitapida) é de 40 mg ao dia.

Se estiver tomando atorvastatina, a dose de Lojuxta (mesilato de lomitapida) deve ser diminuída pela metade.

Uso com indutores do CYP3A4

Se você estiver tomando indutores de CYP3A4 (por exemplo, aminoglutetimida, nafcilina, inibidores não nucleósidos da transcriptase reversa (efavirenz), fenobarbital, rifampicina, carbamazepina, pioglitazona, glicocorticoides, modafinil e fenitoína) com Lojuxta (mesilato de lomitapida), é esperado que a eficácia de Lojuxta (mesilato de lomitapida) diminua. O uso de erva de São João deve ser evitado com Lojuxta (mesilato de lomitapida).

Se você utiliza um indutor de CYP3A4 de forma contínua (sem interrupção), o seu médico pode aumentar a frequência da avaliação do LDL-C (“mau” colesterol) durante o uso concomitante com as medicações descritas e considerar o aumento da sua dose de Lojuxta (mesilato de lomitapida) para garantir a manutenção do nível de eficácia desejado. Quando você parar de usar o indutor de CYP3A4, o seu médico deve considerar a possibilidade de aumento da concentração de lomitapida no sangue e pode optar por reduzir a sua dose de Lojuxta (mesilato de lomitapida).

Uso com “estatinas”

Lojuxta (mesilato de lomitapida) aumenta as concentrações de estatinas no sangue. Se estiver recebendo Lojuxta (mesilato de lomitapida) junto com uma estatina, seu médico deve monitorar os eventos adversos associados à utilização de doses elevadas de estatinas. As estatinas ocasionalmente causam miopatia (doença dos músculos). Em casos raros, a miopatia pode assumir a forma de rabdomiólise (morte das fibras musculares e liberação de seu conteúdo na corrente sanguínea), com ou sem insuficiência renal aguda secundária à mioglobinúria (mioglobina na urina) e pode levar à morte.

Você deve informar ao seu médico imediatamente se tiver qualquer dor muscular inexplicável, sensibilidade muscular ou fraqueza. Doses de sinvastatina maiores que 40 mg não devem ser usadas com Lojuxta (mesilato de lomitapida).

Efeitos de Lojuxta (mesilato de lomitapida) em outros medicamentos

Varfarina

Lojuxta (mesilato de lomitapida) aumenta as concentrações de varfarina (medicamento usado para reduzir a coagulação) no sangue.

Se você estiver tomando varfarina, converse com seu médico para ajustar a dose do seu medicamento.

Sinvastatina e Lovastatina

Lomitapida aproximadamente dobra a concentração de sinvastatina no sangue, portanto, a dose recomendada de sinvastatina deve ser reduzida em 50% ao iniciar Lojuxta (mesilato de lomitapida).

Fale com seu médico para ajustar a dose do seu medicamento.

A interação entre lovastatina e lomitapida não foi estudada. Entretanto, como o metabolismo de lovastatina e sinvastatina é semelhante, sugere-se que Lojuxta (mesilato de lomitapida) pode aumentar a concentração de lovastatina no sangue; portanto, seu médico deve considerar reduzir a sua dose de lovastatina ao iniciar Lojuxta (mesilato de lomitapida). Fale com seu médico para ajustar a dose do seu medicamento. Ver Uso com “estatinas” acima.

Substratos da glicoproteína-p

Tomar Lojuxta (mesilato de lomitapida) com substratos da P-gp (como alisquireno, ambrisentana, colchicina, etexilato de dabigatrana, digoxina, everolimo, fexofenadina, imatinibe, lapatinibe, maraviroque, nilotinibe, posaconazol, ranolazina, saxagliptina, sirolimo, sitagliptina, talinolol, tolvaptana, topotecana) pode aumentar a absorção de substratos da P-gp.

A redução da dose do substrato de P-gp deve ser considerada quando utilizada concomitantemente com Lojuxta (mesilato de lomitapida). Fale com seu médico para ajustar a dose do seu medicamento.

Sequestrantes de ácidos biliares

A administração de Lojuxta (mesilato de lomitapida) e sequestrantes de ácidos biliares deve ser separada por pelo menos 4 horas, uma vez que sequestrantes de ácidos biliares podem interferir na absorção de medicamentos orais.

Evolocumabe

Não há estudos sobre o uso concomitante de lomitapida e evolocumabe e, por isso, o potencial de interações entre estes dois medicamentos é desconhecido.

Podem existir outros medicamentos não listados anteriormente que apresentam interações medicamentosas com Lojuxta (mesilato de lomitapida). Por isso, informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.

Não use medicamento sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para sua saúde.

O que você está sentindo?

Use o BulaBot para fins informativos.