Quais as reações adversas e os efeitos colaterais do Genvoya?

Um total de 2394 pacientes recebeu Hemifumarato de Tenofovir Alafenamida + Cobicistate + Elvitegravir + Entricitabina nos estudos Fase 2 e 3, na dose comercialmente proposta de 150/150/200/10 mg, com exposição mediana (Q1, Q3) de 48,1 semanas (42,3, 60,0). A exposição dessa população o Hemifumarato de Tenofovir Alafenamida + Cobicistate + Elvitegravir + Entricitabina excede as exigências da diretriz E1 da ICH para a avaliação de segurança de medicamentos. A exposição mediana foi similar em pacientes sem tratamento prévio de ART (Estudos GS-US-292-0104 e GS-US-292-0111), pacientes com supressão virológica (GS-US292-0109) e pacientes com insuficiência renal leve a moderada (GS-US-292-0112). A exposição mediana (primeiro quartil [Q1], terceiro quartil [Q3]) foi menor em pacientes adolescentes no Estudo GS-US-292-0106 (12,1 semanas [4,1, 32,1]); entretanto, aproximadamente metade dos pacientes do estudo recebeu Hemifumarato de Tenofovir Alafenamida + Cobicistate + Elvitegravir + Entricitabina por ≥ 24 semanas. Em estudos com comparadores, a exposição entre grupos era similar dentro de cada estudo.

Óbitos

Cinco pacientes sem tratamento prévio de ART morreram (dois pacientes do grupo de Hemifumarato de Tenofovir Alafenamida + Cobicistate + Elvitegravir + Entricitabina [acidente vascular cerebral embólico e envenenamento alcóolico]; três pacientes no grupo de STB [parada cardiorrespiratória, overdose de drogas recreativas e álcool e infarto agudo do miocárdio]). Dois pacientes com supressão virológica, no grupo de Hemifumarato de Tenofovir Alafenamida + Cobicistate + Elvitegravir + Entricitabina do Estudo GS-US-292-0109, morreram durante o estudo (um paciente devido a choque séptico e um devido a adenocarcinoma de estágio 4 no pulmão).

Outros eventos adversos graves e eventos classificados como importantes

Adultos infectados por HIV têm risco de apresentar baixa DMO, com até 60% de prevalência de osteopenia e até 15% de prevalência de osteoporose. O início do tratamento em adultos sem tratamento prévio com ART está associado a uma diminuição da DMO nos primeiros 12 a 24 meses de uso. As alterações observadas são semelhantes independente de o regime incluir um NNRTI, INSTI ou um PI; no entanto, a diminuição na DMO parece ser maior com TDF do que com outros NRTIs.

Como esperado, diminuições na DMO do quadril e ossos foram observadas após o início de Hemifumarato de Tenofovir Alafenamida + Cobicistate + Elvitegravir + Entricitabina em adultos sem tratamento prévio com ART. Para os adultos sem tratamento prévio com ART, foram observadas alterações na DMO basal significativamente menores, tanto no quadril quanto na coluna, após o tratamento com Hemifumarato de Tenofovir Alafenamida + Cobicistate + Elvitegravir + Entricitabina em comparação com STB.

Em indivíduos adolescentes sem tratamento prévio com ART, o tratamento com Hemifumarato de Tenofovir Alafenamida + Cobicistate + Elvitegravir + Entricitabina resultou em alterações mínimas do valor basal nas pontuações Z da DMO da coluna ajustada para a altura por idade (alteração média [SD]: –0,08 [0,391]) e do corpo total menos cabeça (TBLH) (variação média [SD]: –0,10 [0,256]), na semana 24. Os resultados sugerem que não há impacto na mineralização óssea em relação à população de referência. Os resultados são apoiados por análises em um subconjunto de indivíduos adultos sem tratamento prévio com ART, com idades entre 18 e 25 anos (estudos GS-US292-0102, GS-US-292-0104 e GS-US-292-0111), e que, como as crianças e adolescentes, ainda não alcançaram o pico de massa óssea. As diminuições médias (SD) percentuais do valor basal, na semana 48, na DMO no quadril ou na coluna foram menores no grupo Hemifumarato de Tenofovir Alafenamida + Cobicistate + Elvitegravir + Entricitabina em comparação com o grupo STB (p <0,001). Esses resultados sugerem que o perfil melhorado da DMO de Hemifumarato de Tenofovir Alafenamida + Cobicistate + Elvitegravir + Entricitabina em relação a STB observado em adultos é aplicável a adolescentes que estão passando pelo desenvolvimento puberal, crescimento esquelético rápido e mineralização óssea ativa.

O tratamento com TDF em pacientes infectados por HIV tem sido associado à nefrotoxicidade, inclusive a um risco elevado de proteinúria e declínio da função renal, bem como disfunção tubular proximal em alguns indivíduos.

A totalidade dos resultados das avaliações renais em indivíduos adultos e adolescentes infectados por HIV, em todo o programa de desenvolvimento clínico, demonstrou que o tratamento com F/TAF está associado a um perfil de segurança renal preferencial em comparação com STB ou regimes contendo TDF.

Em adultos sem tratamento prévio com ART, o tratamento com Hemifumarato de Tenofovir Alafenamida + Cobicistate + Elvitegravir + Entricitabina foi associado a menos alteração na creatinina sérica e eGFR e menos proteinúria (teste com tiras reagentes), em comparação com o tratamento com STB. Além disso, diminuições do valor basal na proteinúria tubular (UPCR) e albuminúria (UACR) foram observadas com Hemifumarato de Tenofovir Alafenamida + Cobicistate + Elvitegravir + Entricitabina, enquanto aumentos do valor basal em UPCR e UACR foram observados com STB. Do mesmo modo, o tratamento com D/C/F/TAF foi associado a menor alteração na creatinina sérica e eGFR em comparação com o tratamento com DRV+COBI+TVD. Para adultos com supressão virológica que trocaram um regime baseado em TDF por Hemifumarato de Tenofovir Alafenamida + Cobicistate + Elvitegravir + Entricitabina, houve alterações mínimas na creatinina sérica e eGFR, e houve diminuições na proteinúria e proteinúria tubular (razões de RBP e B2M para creatinina) (teste com tiras reagentes). Diminuições do valor basal na proteinúria (UPCR), albuminúria (UACR) e proteinúria tubular também ocorreram uma semana após a troca um regime contendo TDF para Hemifumarato de Tenofovir Alafenamida + Cobicistate + Elvitegravir + Entricitabina, em indivíduos com insuficiência renal, o que sugere uma redução na toxicidade associada a TFV. Indivíduos com insuficiência renal que trocaram um regime que não continha TDF apresentaram um pequeno aumento na creatinina sérica, mas tiveram melhorias em UPCR, UACR e proteinúria tubular.

O que você está sentindo?

Use o BulaBot para fins informativos.