Como o Gelafundin funciona?
Gelafundin® é uma solução injetável, isotônica e isoosmótica de pH ± 7 ,4 que contém 40,0g de succinilgelatina por litro e que é utilizada como substituto do plasma para reposição vascular.
Em caso de perda sanguínea ou de diminuição do efeito hemodinâmico por supressão do tônus vascular em quadros de choque normovolêmico, Gelafundin® permite aumentar a massa sanguínea circulante e manter a pressão oncótica (inferior a reserva de uso de cardiotônicos no choque vasopléjico).
Este produto é utilizado no tratamento e na prevenção dos quadros de choque hipovolêmico absoluto: choque hemorrágico, choque por queimaduras, choque por desidratação grave, assim como em outros estados de choque do tipo hipovolêmico relativo: choque séptico.
- Gelafundin® garante uma correção rápida da hipovolemia sem modificar o processo fisiológico de restauração endógena da massa sanguínea.
- Durante a fase de indução da anestesia espinhal ou epidural previne a hipotensão.
- Evita qualquer risco de hemorragia secundária a sua administração.
- Para perdas de sangue de 10 a 20% do volume sanguíneo total, pode-se utilizar somente o Gelafundin®, não havendo necessidade de transfusão de sangue.
- Disponibiliza tempo ao paciente, até que seja providenciado o grupo sanguíneo do paciente. Pode substituir o sangue do grupo O Rh– nas transfusões iniciais de urgência. É uma medida de eleição no tratamento inicial de pacientes em estado de choque durante sua remoção.
- Para o abastecimento de máquinas cardiopulmonares ou de aparatos de hemodiálise (priming).
- Para substituição do volume de sangue.
Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)