Superdose: o que acontece se tomar uma dose do Fentora maior do que a recomendada?
As manifestações de sobredosagem com fentanil são uma extensão de suas ações farmacológicas, sendo o efeito mais sério a depressão respiratória.
As reações adversas mais comuns ao Fentora® (citrato de fentanila) são sonolência, enjoo e tontura. Caso você sinta muita tontura ou sonolência antes da completa dissolução do comprimido, enxágue a sua boca com água e imediatamente cuspa o restante do comprimido na pia.
Uma reação adversa grave ao Fentora® é respiração lenta e/ou superficial. Isso pode ocorrer caso a sua dose de Fentora® esteja muito alta ou você tenha administrado muito Fentora®. Em casos graves, tomar Fentora® em excesso também pode causar coma. Se você se sentir muito tonto, muito sonolento ou com respiração lenta ou superficial, procure assistência médica imediatamente. O uso de Fentora® em altas doses pode ocasionar Leucoencefalopatia tóxica (sintomas neurológicos inespecíficos como alterações estado mental devido a lesão cerebral).
Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.
Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)