Interação medicamentosa: quais os efeitos de tomar Fentora com outros remédios?
Consulte o seu médico antes de iniciar o tratamento com Fentora® caso esteja em tratamento ou tenha recentemente tomado algum dos seguintes medicamentos:
- Qualquer medicamento que cause sonolência (tenha efeito sedativo), tais como medicamentos para dormir, medicamentos para tratamento de ansiedade, anti-histamínicos de 1ª geração ou tranquilizantes.
- Qualquer medicamento que tenha efeito no mecanismo pelo qual Fentora® é metabolizado, tais como ritonavir, nelfinavir, amprenavir e fosamprenavir (medicamentos utilizados para tratamento de infecção por HIV), ou outros medicamentos conhecidos como inibidores da CYP3A4, tais como cetoconazol, itraconazol ou fluconazol (medicamentos indicados para tratamento de infecções fúngicas), troleandomicina, claritromicina ou eritromicina (medicamentos indicados para tratamento de infecções bacterianas), aprepitanto (utilizado para náusea grave) e diltiazem e verapamil (medicamentos indicados para tratamento de pressão alta ou doenças cardíacas).
- Medicamentos da classe dos inibidores de monoamina oxidase (IMAOs), tais como a moclobemida e selegilina, (usados no tratamento da depressão e outras doenças) entre outros nas últimas duas semanas.
- Medicamentos da classe dos inibidores de recaptura de serotonina, como fluoxetina, escitalopram e sertralina, usados também no tratamento de depressão e outras doenças. O uso concomitante de opioides com benzodiazepínicos ou outros depressores do sistema nervoso central, incluindo álcool, sedativos ou hipnóticos, anestesia geral, fenotiazinas, tranquilizantes relaxantes da musculatura esquelética, anti-histamínicos, sedativos, gabapentinoides (gabapentina e pregabalina), podem produzir efeitos depressores aumentados podendo resultar em um desfecho fatal.
- Certos tipos de medicamentos fortes para dor, conhecidos como agonistas/antagonistas opioides parciais, como buprenorfina, nalbufina e pantazocina (indicados para tratamento da dor). Você pode apresentar sintomas de síndrome de abstinência (náusea, vômito, diarreia, ansiedade, calafrios, tremores e sudorese) durante o tratamento com tais medicamentos.
- O risco de reações adversas aumenta caso esteja em tratamento com certos tipos de antidepressivos ou antipsicóticos. Fentora® pode interagir com mais medicamentos e você pode apresentar alterações do estado mental (tal como agitação, alucinação, coma), e outros efeitos como elevação da temperatura corporal acima de 38°C, aumento da frequência cardíaca, instabilidade da pressão sanguínea, reflexos exagerados, rigidez muscular, perda de coordenação e/ou sintomas gastrointestinais (como náusea, vômito, diarreia). O seu médico irá informá-lo se Fentora® é adequado para você.
- O uso concomitante de medicamentos contendo oxibato de sódio e fentanil é contra-indicado. O tratamento com oxibato de sódio deve ser interrompido antes do início do tratamento com Fentora®.
Interação com alimentos, bebidas e álcool
Fentora® pode ser tomado antes ou após as refeições, mas não durante as refeições. Você pode ingerir um pouco de água antes de administrar Fentora® para auxiliar na lubrificação bucal, mas você não deve beber ou comer nada durante a administração deste medicamento.
Você não deve beber suco de toranja durante o tratamento com Fentora®, já que este pode afetar o metabolismo do medicamento pelo organismo.
Não ingira álcool durante o tratamento com Fentora®, já que isso pode aumentar o risco de apresentar reações adversas graves ao medicamento, inclusive fatais. A utilização de produtos contendo álcool durante o tratamento com Fentora® pode causar superdosagem e morte.
Álcool
O uso concomitante de álcool com fentanil pode produzir efeitos depressores aumentados que podem levar a morte.
Informe o seu médico se você está tomando, tenha tomado recentemente ou possa tomar qualquer outro medicamento.
Informe ao seu médico se você está fazendo uso de algum outro medicamento. Não use medicamento sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para a sua saúde.
Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)