Como usar - Dianeal PD-2

Bula Dianeal PD-2

Princípio ativo: Glicose Monoidratada + Associação

Classe Terapêutica: Soluções Para Diálise Peritoneal

Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)

Como usar o Dianeal PD-2?

Sistema Single Bag

Via de administração: exclusivamente intraperitoneal.

Usar técnica asséptica.

Para uma preparação completa do sistema, consultar as instruções de uso de cada material necessário. O aquecimento das soluções Dianeal PD-2, se desejado, deverá ser feito com a bolsa dentro de seu invólucro protetor, utilizando apenas calor seco. Para um maior conforto do paciente, a solução poderá ser aquecida até a temperatura corporal (37˚C;). A embalagem deverá ser confortável ao toque quando aquecida. Um aquecimento acima de 45˚C poderá ser prejudicial à solução. Não aquecer em demasia. Se o método utilizado para aquecimento normalmente exceder a 45˚C, verificar com frequência a bolsa contendo solução e retirá-la da fonte de calor assim que ela se apresentar morna ao toque.

Preparação para Administração

Este produto exige uso de técnica asséptica para a manipulação dos sistemas a serem utilizados conjuntamente com ele.

  • É necessário que o ambiente esteja limpo e sem trânsito de pessoas no momento da abertura do sistema;
  • Colocar máscara;
  • Lavar as mãos;
  • Para cada sistema a ser utilizado com as bolsas com soluções para Diálise Peritoneal, quer seja o sistema de desconexão descartável (SDD), ou o sistema fechado de Diálise Peritoneal intermitente (DPI), ou o sistema de Diálise Peritoneal Automatizada (DPA), será necessário solicitar a presença de um profissional habilitado, para fornecer as devidas orientações da técnica de manipulação, que requer treinamento específico e acompanha um manual próprio para uso do cliente. Seguindo rigorosamente as orientações corretas de uso dos sistemas não haverá risco de contaminação por manipulação.

Para Abrir a Bolsa

Segurar o invólucro protetor com as duas mãos, rasgando-o no sentido da fenda, de cima para baixo, e retirar a bolsa contendo a solução. Alguma opacidade do plástico devido ao processo de esterilização pode ser observada. Isto é normal e não afeta a qualidade ou segurança do produto. A opacidade diminuirá gradualmente.

Atenção

Não utilizar a bolsa nas seguintes condições:
  • Invólucro violado;
  • Ausência dos protetores de esterilidade nos tubos de medicação e de saída de solução da bolsa;
  • Na presença de microfuros;
  • Na presença de líquido turvo;
  • Prazo de validade vencido.

Para Adicionar Medicação

Atenção: consultar previamente a equipe médica e de enfermagem da nefrologia para realizar o procedimento correto. Seguir orientações conforme o manual de técnica de uso do produto.

Não adicionar quaisquer medicamentos à solução se o protetor de esterilidade do tubo de medicação estiver faltando, parcialmente removido ou danificado.

Dosagem

Dose e frequência de uso deverão ser prescritas pelo médico para a correta adequação da terapia de DPA, de acordo com as necessidades de cada paciente.

Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as be a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.

Sistema Ultrabag

Via de administração: exclusivamente Intraperitoneal.

Usar técnica asséptica.

Para uma preparação completa do sistema, consultar as instruções de uso de cada material necessário. O aquecimento das soluções Dianeal PD-2, se desejado, deverá ser feito com a bolsa dentro de seu invólucro protetor, utilizando apenas calor seco. Para um maior conforto do paciente, a solução poderá ser aquecida até a temperatura corporal 37ºC (98,6ºF). A embalagem deverá ser confortável ao toque quando aquecida. Um aquecimento acima de 45ºC (113ºF) poderá ser prejudicial à solução; não aquecer em demasia. Se o método utilizado para aquecimento normalmente exceder a 45ºC (113ºF), verificar com frequência a bolsa contendo solução e retirá-la da fonte de calor assim que ela se apresentar morna ao toque.

Preparação para Administração

  1. Reunir o material necessário.
  2. Colocar a máscara e lavar as mãos.
  3. Colocar a bolsa na área de trabalho.
  4. Segurar o invólucro protetor com as duas mãos, rasgando-o no sentido do picote, de cima para baixo e retirá-lo. Poderá ser observada alguma opacidade do plástico devido à absorção de umidade durante o processo de esterilização. Isso é normal e não afeta a qualidade ou segurança da solução. A opacidade irá diminuir gradualmente.
  5. Inspecionar o equipo em “Y” para assegurar que o protetor de esterilidade esteja conectado. Não utilizar se o protetor de esterilidade não estiver conectado.
  6. Comprimir firmemente a bolsa com solução e inspecionar em relação a vazamentos e quebras do lacre. Observar se a solução passa através do lacre, que fica no segmento de infusão do equipo em “Y”. Descartar se a bolsa com solução ou o lacre apresentarem vazamentos, pois a esterilidade poderá estar comprometida.
  7. Inspecionar o segmento de drenagem do equipo em “Y” e a bolsa de drenagem em relação à presença de solução. Se for observada solução, descartar a unidade.

Nota: algumas gotículas de água são aceitáveis.

Para Abrir a Bolsa

Segurar o invólucro protetor com as duas mãos, rasgando-o no sentido da fenda, de cima para baixo, e retirar a bolsa contendo a solução. Alguma opacidade do plástico devido ao processo de esterilização pode ser observada. Isto é normal e não afeta a qualidade ou segurança do produto. A opacidade diminuirá gradualmente.

Atenção

Não utilizar a bolsa nas seguintes condições:
  • Invólucro violado;
  • Ausência dos protetores de esterilidade nos tubos de medicação e de saída de solução da bolsa;
  • Na presença de microfuros;
  • Na presença de líquido turvo;
  • Prazo de validade vencido.

Para Adicionar Medicação

  1. Inspecionar a bolsa para assegurar que o protetor de esterilidade do tubo de medicação esteja no lugar. Descartar se o protetor de esterilidade não estiver conectado ao tubo de medicação da bolsa.
  2. Preparar a via de acesso para medicação utilizando técnica asséptica.
  3. Utilizando uma seringa com agulha calibre 19 a 22 G, puncionar o látex que protege o tubo de medicação e injetar os medicamentos.
  4. Posicionar a bolsa com o tubo de medicação para cima. Pressionar o tubo de medicação e assegurar- se de que a solução injetada não fique retida no tubo. Misturar a solução agitando vigorosamente a bolsa.

Administração

  1. Assegurar que a pinça Twist do equipo de transferência do paciente esteja realmente fechada.
  2. Pinçar o segmento de infusão do equipo em “Y” com um clamp.
  3. Para quebrar o lacre do equipo em “Y” segurar os dois extremos do tubo onde está o lacre, fazendo um movimento para frente e para trás até que o lacre se quebre ao meio.
  4. Remover o protetor de esterilidade do equipo em “Y” da Ultrabag.
  5. Remover o Mini Cap do equipo de transferência do paciente. Conectar imediatamente o equipo de transferência do paciente ao equipo em “Y” da Ultrabag, girando o equipo em “Y” até que esteja firmemente seguro.
  6. Posicionar a bolsa vazia de drenagem abaixo do nível do peritônio.
  7. Retirar o clamp do segmento de solução e permitir que a nova solução flua para dentro da bolsa de drenagem. Observar a passagem da nova solução para diálise até a bolsa de drenagem, contando lentamente até 5.
  8. Pinçar o segmento de infusão do equipo em “Y” com um clamp.
  9. Pendurar a bolsa com solução.
  10. Abrir a pinça Twist do equipo de transferência do paciente para drenar a solução do peritônio.

    Cuidado: durante a drenagem da solução poderá ser observada a presença de fibrina na solução, que poderá obstruir a passagem da solução através do lacre rompido. A manipulação do lacre no tubo do equipo em “Y” poderá liberar a obstrução de fibrina.
  11. Pinçar o segmento de drenagem do equipo em “Y” com o clamp ao final da drenagem.
  12. Abrir o clamp do segmento de infusão do equipo em “Y” e permitir que a nova solução seja infundida na cavidade peritoneal.
  13. Fechar a pinça Twist do equipo de transferência do paciente quando a infusão for completada.
  14. Preparar um novo Mini Cap seguindo as instruções que o acompanham.
  15. Desconectar o equipo em “Y” da Ultrabag do equipo de transferência do paciente e colocar o novo Mini Cap no equipo de transferência do paciente.

Dosagem

Dose e frequência de uso deverão ser prescritas pelo médico para a correta adequação da terapia de CAPD, de acordo com as necessidades de cada paciente.

Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as be a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.

O que você está sentindo?

Use o BulaBot para fins informativos.