Precauções ao usar o Captopril Prati-Donaduzzi
Avise seu médico imediatamente sobre qualquer sintoma de infecção (por exemplo, dor de garganta, febre) que não melhore com o tratamento comum. Suar muito e ficar desidratado pode causar uma queda grande da pressão arterial, por causa da redução da quantidade de líquidos no corpo. Se você tem insuficiência cardíaca, é recomendável não aumentar muito rápido a atividade física enquanto estiver usando este remédio.
Gravidez e amamentação
O uso de captopril na gravidez pode causar danos e até a morte do bebê.
Quando descobrir a gravidez, pare de tomar este remédio o mais rápido possível. Você deve parar de amamentar ou parar de tomar o remédio, porque há riscos para a criança. Por isso, informe seu médico se estiver grávida, amamentando ou começar a amamentar durante o tratamento.
Este remédio não deve ser usado por grávidas sem orientação do médico. Avise seu médico imediatamente se suspeitar de gravidez.
Crianças
A segurança e a eficácia do captopril em crianças não foram comprovadas.
Idosos
Os inibidores da ECA (como o captopril) são mais eficazes para baixar a pressão arterial em pacientes com atividade de renina no sangue normal ou alta. Como essa atividade pode diminuir com a idade, os efeitos de baixar a pressão arterial podem ser menores em idosos. Porém, como a função dos rins também pode piorar com a idade, pode haver aumento da concentração desses remédios no sangue, o que compensa a menor quantidade de renina. Em alguns idosos, os efeitos de baixar a pressão podem ser menores, e por isso podem precisar de mais cuidados ao usar um inibidor da ECA.
Advertências do Captopril Prati-Donaduzzi
Avise seu médico imediatamente sobre sinais de angioedema, como:
- Inchaço no rosto, pálpebras, lábios, língua, garganta e extremidades, além de dificuldade para engolir ou respirar, ou rouquidão. Nesses casos, pare de usar este remédio.
Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)