Como usar - Captopril Prati-Donaduzzi

Bula Captopril Prati-Donaduzzi

Princípio ativo: Captopril

Classe Terapêutica: Inibidores Da Eca Puros

Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)

Como tomar o Captopril Prati-Donaduzzi?

Tome este remédio por via oral, 1 hora antes das refeições.

Doses do Captopril Prati Donaduzzi


Seu médico indicará a dose ideal para você, com base nas informações abaixo:

Pressão alta

A dose inicial é de 50 mg uma vez por dia ou 25 mg duas vezes por dia. Se a pressão arterial não baixar o suficiente depois de duas a quatro semanas, seu médico pode aumentar a dose para 100 mg uma vez ao dia ou 50 mg duas vezes ao dia. Quando este remédio for usado sozinho, é bom diminuir o sal. Se a pressão arterial não for controlada depois de uma ou duas semanas nesta dose (e se você não estiver tomando um diurético), o médico pode indicar uma dose pequena de diurético do tipo tiazídico (por exemplo, 25 mg por dia de hidroclorotiazida). Se for preciso baixar a pressão arterial logo, a dose de captopril pode ser aumentada aos poucos (enquanto continua com o diurético) e pode-se pensar em tomar três vezes ao dia. A dose deste remédio para pressão alta normalmente não passa de 150 mg por dia. A dose máxima por dia é de 450 mg de captopril.

Se você tem pressão alta grave:

Quando não é possível ou desejável parar temporariamente os remédios para pressão, ou quando for preciso ajustar a dose logo para baixar a pressão arterial, seu médico vai indicar que você continue usando o diurético, mas deve parar outros remédios para pressão que estiver tomando junto. O tratamento com captopril deve começar imediatamente com 25 mg, duas a três vezes por dia, com acompanhamento médico rigoroso. Se necessário, dependendo do seu estado, a dose diária deste remédio pode ser aumentada a cada 24 horas ou menos, com monitoramento médico constante, até que a pressão arterial esteja controlada ou até atingir a dose máxima de captopril. Neste caso, o médico pode adicionar um diurético mais forte, por exemplo, furosemida, ao tratamento.

Insuficiência cardíaca

O começo do tratamento exige cuidado com o uso recente de diuréticos e a possibilidade de diminuir o sal e a quantidade de líquido no corpo. Se você tem pressão arterial normal ou baixa, e foi tratado intensamente com diuréticos, podendo estar com pouco sódio e/ou pouco líquido no corpo, o médico pode indicar uma dose inicial de 6,25 mg ou 12,5 mg, duas ou três vezes ao dia. Isso pode reduzir a intensidade ou a duração do efeito de baixar a pressão arterial. Neste caso, o ajuste para a dose diária normal pode acontecer nos próximos dias. Para a maioria dos pacientes, a dose inicial usual é 25 mg, duas ou três vezes ao dia. Depois de atingir a dose de 50 mg, duas ou três vezes ao dia, deve-se adiar aumentos na dose, se possível, por pelo menos duas semanas, para ver se a resposta é boa. A dose máxima diária de 450 mg de captopril não deve ser ultrapassada.

Ataque cardíaco

O tratamento deve começar três dias depois do ataque cardíaco. Depois de uma dose inicial de 6,25 mg, o tratamento com captopril deve ser aumentado para 37,5 mg por dia, divididos em doses, conforme você tolerar. A dose deve ser aumentada para 75 mg por dia, divididos em doses, conforme tolerado, nos dias seguintes até chegar à dose final de 150 mg por dia, divididos em doses, durante as semanas seguintes. Se ocorrer pressão baixa com sintomas, o médico pode reduzir a dose. O captopril pode ser usado mesmo se você estiver tomando outros remédios depois de um ataque cardíaco.

Doença renal causada por diabetes

Em pacientes com doença renal causada por diabetes, a dose diária recomendada é de 75 a 100 mg de captopril, divididos em doses. Se for preciso baixar mais a pressão arterial, outros remédios para pressão, como diuréticos, betabloqueadores, remédios que agem no sistema nervoso central ou vasodilatadores, podem ser usados junto com o captopril.

Ajuste da dose para pacientes com insuficiência renal

O médico pode indicar doses divididas de 75 a 100 mg por dia, pois são bem toleradas em pacientes com doença renal causada por diabetes e insuficiência renal leve a moderada.

Siga as orientações do seu médico, respeitando os horários, as doses e o tempo de tratamento. Não pare de tomar o remédio sem falar com seu médico.

O que você está sentindo?

Use o BulaBot para fins informativos.