Quais cuidados devo ter ao usar o Xenpozyme?
Você pode ter efeitos colaterais chamados reações associadas à infusão (RIs) que podem ser causados pela infusão (gotejamento) do medicamento. Eles podem ocorrer enquanto você está recebendo Xenpozyme ou dentro de 24 horas após a infusão.
Elas podem incluir reações alérgicas e sintomas como dor de cabeça, urticária, febre, náuseas, vômito, coceira na pele, vermelhidão da pele e erupção na pele.
Se você acha que está tendo uma RI, informe o seu médico imediatamente.
Se você tiver uma reação alérgica grave durante a infusão, o médico deve interromper a infusão e fornecer tratamento médico adequado. Seu médico deve considerar os riscos e benefícios de administrar novamente Xenpozyme.
Se você tiver uma RI leve ou moderada, seu médico pode interromper temporariamente a infusão, diminuir a taxa de infusão e/ou reduzir a dose.
O seu médico também pode prescrever (ou ter prescrito) outros medicamentos para prevenir ou controlar as reações alérgicas.
O seu médico pedirá análises de sangue para verificar o funcionamento do seu fígado (enzimas hepáticas) antes de começar o tratamento e, em seguida, em intervalos regulares durante o aumento da dose.
Gravidez e/ou amamentação
Fale com o seu médico antes de utilizar Xenpozyme se estiver grávida ou amamentando, se achar que pode estar grávida ou planeja ter um bebê.
Se você é uma mulher que pode engravidar, seu médico pode pedir que você faça um teste de gravidez antes de começar a tomar este medicamento.
Não existe experiência com a utilização de Xenpozyme em mulheres grávidas. Xenpozyme pode ser prejudicial para o feto quando tomado por uma mulher durante a gravidez. Xenpozyme só deve ser usado durante a gravidez se for claramente necessário. As mulheres que podem engravidar devem usar métodos contraceptivos eficazes durante o tratamento e por 14 dias após a última dose se Xenpozyme for descontinuado.
Não se sabe se Xenpozyme passa para o leite materno. Xenpozyme foi detectado no leite animal.
Informe o seu médico se estiver a amamentar ou se planeja fazê-lo. O seu médico irá ajudá-la a decidir se deve parar de amamentar ou se deve parar de tomar Xenpozyme, considerando o benefício de amamentar o bebê e o benefício de Xenpozyme para a mãe.
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.
Efeitos sobre a capacidade de dirigir veículos ou operar máquinas
Xenpozyme pode ter uma pequena influência na capacidade de conduzir e operar máquinas, pois você pode vir a ter hipotensão.
Atenção diabéticos: contém açúcar.
Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)