Como usar - Triatec D

Bula Triatec D

Princípio ativo: Hidroclorotiazida + Ramipril

Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)

Como usar o Triatec D?

Triatec® D deve ser deglutido inteiro com uma quantidade suficiente de líquido (aproximadamente, meio copo de água).

Triatec® D pode ser ingerido antes, durante ou após as refeições. Geralmente, recomenda-se que, de acordo com a prescrição, seja ingerido no café da manhã em dose única diária.

Dosagem

A posologia é baseada no efeito anti-hipertensivo desejado e na tolerabilidade dos pacientes ao fármaco. A terapia com Triatec® D é geralmente a longo prazo. A duração do tratamento é determinada pelo médico.

A seguinte posologia aplica-se quando da ausência de situações especiais definidas abaixo:

A posologia inicial usual é de 1/2 comprimido de Triatec® D diariamente. Se necessário, a dose poderá ser aumentada em intervalos de 2 a 3 semanas, até um máximo permitido de 2 comprimidos ao dia. Na maioria dos casos, a pressão sangüínea será reduzida suficientemente após 1/2 a 1 comprimido de Triatec® D 5 mg por dia.

Situações especiais

Posologia em pacientes tratados previamente com diuréticos

Nos pacientes tratados previamente com diuréticos, deve-se tomar o cuidado de descontinuá-lo no mínimo 2 a 3 dias ou mais (dependendo da duração da ação do diurético) antes de se iniciar o tratamento com Triatec® D, ou que seja, deve-se pelo menos reduzir gradativamente a dose deste.

O médico decidirá, em cada caso individualmente, se a descontinuação ou redução da dose é possível e em quanto tempo deverá ocorrer.

Se a descontinuação não for possível, o tratamento deverá ser iniciado com a dose mínima de ramipril (1,25 mg/dia de Triatec®) em monoterapia. Subseqüentemente, deve-se proceder à mudança para uma dose inicial não superior a 1/2 comprimido de Triatec® D 5 mg.

Posologia em pacientes com insuficiência dos rins
Depuração de creatinina entre 60 e 30 mL/min/1,73 m2 de área de superfície corpórea:

O tratamento deve começar com ramipril (Triatec®) isoladamente em dose diária de 1,25 mg. Após o gradual aumento da dose de ramipril, a terapêutica com Triatec® D é iniciada com uma dose diária de 1/2 comprimido de Triatec® D 5 mg, administrada uma vez ao dia. A dose diária máxima permitida nesses pacientes é de 1 comprimido de Triatec® D 5 mg.

Quando não for possível a obtenção do clearance de creatinina, ele pode ser calculado baseado no nível de creatinina sérica aplicando-se a seguinte fórmula (equação de Cockcroft):

Depuração de creatinina (mL/min):

  • (Homens) = Peso corpóreo (Kg) x (140 - idade em anos) / 72 x creatinina sérica (mg/dL);
  • (Mulher) = Multiplique o produto da equação acima por 0,85.

Caso haja esquecimento de administração (dose omitida) consulte imediatamente seu médico.

Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.

Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.

O que você está sentindo?

Use o BulaBot para fins informativos.