Superdose: o que acontece se tomar uma dose do Tramaden maior do que a recomendada?
Os sintomas mais comuns de superdose são:
Nível reduzido de consciência até o coma, episódios epilépticos generalizados, hipotensão, taquicardia, dilatação ou constrição da pupila, vômitos, colapso cardiovascular e depressão respiratória até parada cardíaca.
Tratamento:
Estes efeitos podem ser suprimidos pela administração de um antagonista opiáceo (por exemplo, naloxona) administrado cuidadosamente em pequenas doses repetidas, uma vez que a duração de seu efeito é menor do que a do cloridrato de tramadol. Além disso, devem ser empregadas medidas de cuidado intensivo, tais como intubação, ventilação assistida e manutenção da circulação.
No caso de convulsões, considerar a administração de benzodiazepínicos. Em experimentos animais a naloxona não apresentou efeito no caso de convulsão.
Também podem ser necessárias medidas para evitar queda de temperatura e depleção de líquidos.
Deve-se fazer o esvaziamento do estômago por vômito (paciente consciente) ou lavagem gástrica, em casos de intoxicação oral pelo cloridrato de tramadol.
O cloridrato de tramadol é pouco eliminado do soro por hemodiálise ou hemofiltração. Portanto, o tratamento da intoxicação aguda pelo cloridrato de tramadol somente com hemodiálise ou hemofiltração não é apropriado para desintoxicação.
Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)