Precauções - Tramaden

Bula Tramaden

Princípio ativo: Cloridrato de Tramadol

Classe Terapêutica: Analgésicos Narcóticos

Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)

Quais cuidados devo ter ao usar o Tramaden?

Tramaden deverá ser usado com cautela nas seguintes condições: hipersensibilidade aos analgésicos opióides;ferimentos na cabeça; distúrbio físico ou mental súbito; pacientes idosos e pacientes com insuficiência respiratória; história prévia de convulsões; história de dependência ou sensibilidade à opióides; pressão intracraniana aumentada e rebaixamento da consciência de origem não estabelecida.

Foram relatadas convulsões em pacientes recebendo tramadol nas doses recomendadas; o risco de convulsões é maior quando as doses de tramadol excederem a dose diária limite recomendada (400mg). ramadol pode aumentar o risco de convulsões em pacientes tomando outras medicações que reduzam o limiar da excitabilidade para convulsões. Pacientes com epilepsia, ou suscetíveis a convulsões, somente devem ser tratados com Tramaden sob circustâncias inevitáveis.

Tramaden não é indicado como substituto em pacientes dependentes de opióides. Embora o cloridrato de tramadol seja agonista opióide, não pode suprimir a síndrome de abstinência à morfina. Pacientes sob tratamento com cloridrato de tramadol devem ser alertados quanto à realização de atividades que exijam atenção, como dirigir veículos ou operar máquinas. Este fato diz respeito particularmente ao uso concomitante de bebidas alcoólicas ou substâncias psicotrópicas, devido a possibilidade de potencialização dos efeitos indesejáveis de ambas as drogas.

Tramaden não é indicado para tratamento da síndrome aguda de retirada de narcóticos.

Cloridrato de tramadol apresenta baixo potencial de dependência, entretanto, a utilização a longo prazo, pode desenvolver tolerância e dependência física e psíquica.

Pacientes com tendência à dependência ou ao abuso de drogas, somente devem utilizar Tramaden por períodos curtos e sob supervisão rigorosa.

Gravidez e Lactação:

Tramaden atravessa a barreira placentária. Não há evidências adequadas na segurança do medicamento em mulheres grávidas. A administração de Tramaden durante a gravidez somente poderá ser feita sob indicação médica expressa, mesmo assim, a administração
deve limitar-seumaúnica dose. Tramaden não é recomendado durante a amamentação.

Doses muito altas do cloridrato de tramadol podem afetar a ossificação, o desenvolvimeno dos orgãos e a mortalidade neonatal, conforme estudos feitos em animais. Não foram observados efeitos teratogênicos.

O cloridrato de tramadol administrado antes ou durante o trabalho de parto não afeta a contratilidade uterina. Em recém-nascidos, isto pode induzir alterações na taxa respiratória normalmente de importância clínica não relevante. 

Durante a amamentação,deve-se ter cautela, pois 0,1% da dose é excretada no leite materno. Geralmente, não há necessidade de interromper a amamentação após uma única administração do cloridrato de tramadol.

O material da cápsula de Tramaden contém o corante amarelo de Tartrazina (FD&C nº5) que pode causar reação de natureza alérgica, entre as quais asma brônquica, especialmente em pessoas alérgicas ao ácido acetilsalicílico.

Pacientes Idosos

Normalmente, não é necessário um ajuste da dose em pacientes idosos (acima de 60 anos) sem manifestação clínica hepática ou insuficiência renal. Nestes pacientes a eliminação pode ser prolongada, portanto, se necessário, o intervalo da dose deve ser aumentado de acordo com as necessidades do paciente.

O uso de tramadol nestes pacientes requer prescrição e rigoroso acompanhamento médico.

O que você está sentindo?

Use o BulaBot para fins informativos.