Quais cuidados devo ter ao usar o Tegeline?
Tomar precauções particulares com Tegeline em caso de
- Insuficiência renal, obesidade e/ou idade superior a 65 anos.
- Diabetes latente, diabetes ou regime hipoglicídico (regime pobre em açúcares).
Certas reações adversas graves ao medicamento podem estar relacionadas com o fluxo de infusão. O fluxo de infusão recomendado fornecido na seção "Posologia e método de administração" deve ser seguido à risca e os pacientes devem ser monitorados de perto e observados atentamente quanto a quaisquer sintomas durante todo o período de infusão.
O risco de reações anafiláticas ou de choque é maior
- No caso de fluxo de infusão elevado.
- Se você apresenta hipo ou agamaglobulinemia, ou seja, carece de anticorpos efetivos ou produz uma quantidade insuficiente de anticorpos, com ou sem deficiência de IgA, especialmente durante a primeira infusão de Tegeline, ou se o tratamento anterior com Tegeline tiver sido realizado a mais de 8 semanas.
Verdadeiras reações de hipersensibilidade são raras. Elas podem ocorrer no caso muito raro de deficiência de IgA com anticorpos anti-IgA.
Muito raramente, Tegeline pode induzir uma queda súbita na pressão sanguínea com uma reação anafilática, até mesmo se você já realizou tratamento anterior com imunoglobulina humana e foi bem tolerado.
A infusão será imediatamente interrompida se ocorrerem quaisquer reações alérgicas. No caso de choque, o tratamento médico padrão para choque será implementado.
Você será mantido em observação durante pelo menos 20 minutos após o término da infusão. Se for a primeira infusão de Tegeline, você deve ser mantido em observação durante pelo menos 1 hora após o término da infusão.
Se você segue uma dieta rígida com baixo teor de sal, atente ao fato de que este produto medicinal contém 8 mg de sódio por 10 mL.
Muitas vezes, as complicações em potencial podem ser evitadas assegurando
- Que as taxas de infusão sejam atentamente monitoradas;
- A tolerabilidade da dose de Tegeline administrando-se uma infusão inicial lenta (1 ml/kg/h);
- Que você seja atentamente monitorado durante todo o período de infusão a fim de detectar sinais potenciais de intolerância.
Casos de insuficiência renal aguda foram reportados em pacientes recebendo terapia com IVIg. Na maioria dos casos, certos fatores de risco foram identificados, como uma insuficiência renal preexistente, diabetes mellitus, hipovolemia, obesidade, o uso concomitante de medicamentos nefrotóxicos ou idade acima de 65 anos.
Em todos os pacientes, a administração de Tegeline requer
- Hidratação adequada antes do início da infusão de IVIg,
- Monitoramento da urina produzida,
- Medição dos níveis de creatinina no soro,
- Evitar uso concomitante de diuréticos de alça.
Embora esses relatos de disfunção renal e insuficiência renal aguda tenham sido associados com o uso de muitos outros produtos de IVIg, aqueles contendo sacarose como estabilizador foram responsáveis por uma parte desproporcional do número total.
Em pacientes de risco, o uso de produtos de IVIg que não contenham sacarose pode ser considerado.
Quando medicamentos são feitos de sangue humano ou plasma, certas medidas são instauradas para evitar que infecções sejam repassadas para os pacientes. Essas incluem a seleção cuidadosa de doadores de sangue e de plasma para garantir que aqueles em risco de transmitir infecções sejam excluídos, assim como a realização de testes de cada doação e de pools de plasma para os marcadores de vírus/infecções. Os fabricantes desses produtos também incluem passos no processamento do sangue ou plasma que podem inativar ou remover os vírus. Apesar dessas medidas, quando os medicamentos preparados do sangue humano ou plasma são administrados, a possibilidade de repassar infecção não pode ser totalmente excluída. Isso também se aplica a qualquer vírus desconhecido ou emergente ou outros tipos de infecções.
As medidas adotadas podem ter valor limitado contra os vírus não envelopados.
Recomenda-se que toda vez que uma dose de Tegeline for administrada, sejam registrados, pelo profissional de saúde, o nome e o número do lote do produto a fim de manter um registro dos lotes usados.
Dirigindo e operando máquinas
Não foi observado nenhum efeito na habilidade de dirigir e usar máquinas com Tegeline.
Informação importante sobre alguns dos ingredientes de tegeline
Tegeline contém sódio em sua formulação.
Atenção diabéticos
Este medicamento contém Sacarose.
Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)