População Especial do Tecnomax
Uso durante a Gravidez
Não há informações conclusivas se a epirrubicina possa ocasionar infertilidade em humanos ou teratogênese. No entanto, dados experimentais em animais sugerem que a epirrubicina pode causar dano fetal quando administrada a mulheres grávidas. Se a epirrubicina for utilizada durante a gravidez ou se a paciente engravidar enquanto estiver utilizando esse fármaco, ela deve ser comunicada quanto aos danos potenciais para o feto. Não há estudos em mulheres grávidas, portanto a epirrubicina deve ser utilizada durante a gravidez apenas se os benefícios justificarem os riscos potenciais para o feto.
Os homens submetidos a tratamento com epirrubicina devem também ser advertidos quanto aos possíveis efeitos adversos sobre a fertilidade.
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.
Uso durante a Lactação
Não se sabe se a epirrubicina é excretada no leite humano. Uma vez que muitos fármacos, incluindo outras antraciclinas, são excretados no leite humano e devido à possibilidade de reações adversas sérias em lactentes pela epirrubicina, as mães devem interromper o aleitamento antes de receber esse fármaco.
Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)