Precauções - Spikevax

Bula Spikevax

Princípio ativo: Vacina Covid-19

Classe Terapêutica: Vacinas Para o Coronavírus

Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)

Quais cuidados devo ter ao usar o Spikevax?

Converse com o seu médico, farmacêutico ou enfermeiro antes de receber a administração da Spikevax (ômicron XBB.1.5) se:

  • Alguma vez teve uma reação alérgica grave e potencialmente fatal após qualquer outra vacina ou após a vacinação anterior com Spikevax; 
  • O seu sistema imunológico estiver muito fraco ou comprometido;
  • Alguma vez desmaiou após uma injeção;
  • Apresenta problemas de hemorragias (tendência a ter sangramentos excessivos);
  • Tem febre alta ou infecção grave [embora, você possa receber a vacina se tiver um episódio de febre leve ou infeção das vias respiratórias superiores, tal como, um resfriado comum, é recomendável que você discuta com seu médico a possibilidade de adiar a vacinação]; 
  • Tem alguma doença grave; 
  • Se sofrer de ansiedade associada a injeções.

Existe um risco aumentado de miocardite (inflamação do músculo cardíaco) e pericardite (inflamação da membrana que envolve o coração) após a vacinação com Spikevax. 

Estas doenças podem desenvolver-se em alguns dias após a vacinação, foram relatadas principalmente em até 14 dias após a vacinação. Elas foram observadas com mais frequencia em jovens do sexo masculino e, mais frequentemente, após a segunda dose em comparação com a primeira dose. 

A maioria dos casos de miocardite e pericardite apresentou recuperação. Alguns casos exigiram cuidados intensivos de suporte e casos fatais foram observados.

 Após a vacinação, fique atento à sinais de miocardite e pericardite, tais como falta de ar, palpitações e dor no peito, e procure assistência médica imediata se apresentar quaisquer destes sintomas. 

Caso apresente algum desses sintomas (ou se suspeitar), fale com o seu médico, farmacêutico, ou enfermeiro antes de ser vacinado com a Spikevax (ômicron XBB.1.5).

Exacerbações da síndrome de transudação capilar (STC)

Após a vacinação com Spikevax (original), foram comunicados alguns casos de exacerbações da síndrome de transudação capilar [causando fugas de líquido dos pequenos vasos sanguíneos (capilares) que resultam em inchaço rápido dos braços e pernas, aumento súbito de peso e sensação de desmaio, tensão arterial baixa]. Se você já teve episódios de STC anteriormente, fale com um médico antes de receber Spikevax (ômicron XBB.1.5).

Duração da proteção

Como acontece com qualquer vacina, a dose adicional de Spikevax (ômicron XBB.1.5) pode não proteger totalmente todos aqueles que a recebem e não se sabe por quanto tempo você estará protegido.

Crianças

Spikevax (ômicron XBB.1.5) está recomendada apenas para crianças a partir dos 6 meses de idade.

Pessoas imunocomprometidas, incluindo pacientes recebendo terapia imunossupressora, podem ter uma resposta imune diminuída à vacina.

A eficácia da Spikevax (ômicron XBB.1.5) pode ser inferior em pessoas imunocomprometidas.

Nestes casos, você deve continuar a manter as precauções de natureza física (exemplo: uso de máscara, distanciamento social, etc.) para ajudar à prevenção da COVID-19. Além disso, as pessoas com quem você tem contato próximo devem também ser vacinados, conforme apropriado. Fale com o(a) seu(sua) médico(a) para discutir as recomendações individuais apropriadas.

Gravidez e amamentação

Se você está grávida, suspeita estar grávida ou planejando engravidar, consulte o seu médico, enfermeiro ou farmacêutico antes de receber esta vacina. 

Ainda não há dados disponíveis sobre a utilização de Spikevax (ômicron XBB.1.5) durante a gravidez. Uma quantidade elevada de informações obtidas de mulheres grávidas vacinadas com Spikevax (original) durante o segundo e terceiro trimestres não demonstrou efeitos negativos na gravidez ou no recém-nascido. Embora as informações sobre efeitos na gravidez ou no recém-nascido, após a vacinação durante o primeiro trimestre, sejam limitadas, não se observou qualquer alteração de risco aumentado de aborto espontâneo.

Ainda não há dados disponíveis sobre a utilização da Spikevax (ômicron XBB.1.5) durante a amamentação.

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

Condução de veículos e utilização de máquinas

Não conduza nem utilize máquinas se não se sentir bem após a vacinação. Aguarde até que qualquer efeito da vacina tenha desaparecido antes de conduzir ou utilizar máquinas.

Spikevax (ômicron XBB.1.5) contém sódio.

Este medicamento contém menos do que 1 mmol (23 mg) de sódio por dose, ou seja, é praticamente “isento de sódio”.

O que você está sentindo?

Use o BulaBot para fins informativos.