Quais as reações adversas e os efeitos colaterais do Slinda?
Como todos os medicamentos, Slinda® pode causar efeitos secundários, no entanto, estes não se manifestam em todas as pessoas.
Os efeitos indesejáveis graves associados ao uso de Slinda® estão descritos nos parágrafos "Câncer da Mama" e "Trombose" no item "Quais cuidados devo ter ao usar o Slinda?". Por favor, leia esta seção para informações adicionais e consulte o seu médico imediatamente quando apropriado.
Sangramento uterino de escape pode ocorrer em intervalos irregulares durante o uso de Slinda®. Os sangramentos irregulares não são um sinal de que a proteção contraceptiva do Slinda® esteja diminuída. Em geral, você não precisa tomar nenhuma medida e deve continuar a tomar os seus comprimidos normalmente sem interrupções. No entanto, se o sangramento uterino for forte ou prolongado, você deve conversar com seu médico.
Os seguintes efeitos colaterais foram associados ao uso de Slinda®:
Comum (pode afetar até 1 em 10 pessoas)
- Dor de cabeça;
- Náusea;
- Diminuição do interesse em sexo;
- Acne;
- Dor na mama, sensibilidade mamária, períodos dolorosos, sangramento uterino de escape que geralmente desaparece durante o tratamento continuado, períodos menstruais irregulares;
- Ganho de peso.
Pouco frequentes (podem afetar até 1 em 100 pessoas)
- Infecções fúngicas da vulva ou vagina, infecção do trato urinário;
- Anemia, hipertireoidismo ou hipotireoidismo (aumento ou diminuição dos hormônios produzidos pelas glândulas tireoides, que regulam o metabolismo);
- Diminuição do apetite, aumento do apetite;
- Tonturas, enxaqueca (dor de cabeça recorrente grave, geralmente afetando apenas um lado da cabeça, frequentemente acompanhada de náuseas, vômitos e distúrbios visuais);
- Alterações de humor, humor deprimido, depressão, ansiedade, nervosismo, aumento do desejo sexual, irritabilidade;
- Dificuldades em usar lentes de contato;
- Vertigem;
- Flutuação da pressão arterial, afrontamentos;
- Sangramento nasal;
- Dor abdominal, distensão abdominal, obstipação, flatulência, vômitos, diarreia;
- Reação alérgica;
- Perda de cabelo, aumento da sudorese, distúrbios da pele, erupção cutânea, seborreia;
- Dor nos membros, dor nas costas, espasmos musculares (contrações musculares);
- Ausência de períodos menstruais, cisto mamário, período menstrual com sangramento uterino anormal, cistos ovarianos, síndrome pré-menstrual, sangramento uterino, secreções vaginais, secura vulvovaginal, espasmo uterino;
- Mioma uterino (tumores benignos do útero);
- Astenia, fadiga (cansaço), retenção de fluidos;
- Aumento do potássio no sangue, aumento das transaminases do fígado (enzimas envolvidas no metabolismo do fígado), bilirrubina (um pigmento avermelhado do fígado e vesícula biliar), GGT (uma enzima do fígado chamada gama-glutamiltransferase), creatina fosfoquinase (uma enzima que às vezes é liberada com a quebra muscular), triglicerídeos.
Relato de efeitos colaterais
Se tiver algum efeito secundário, fale com o seu médico ou farmacêutico, ou entre em contato com o nosso serviço de atendimento ao consumidor. Isto inclui quaisquer possíveis efeitos secundários não listados nesta bula. Ao relatar os efeitos colaterais, você pode ajudar a fornecer mais informações sobre a segurança deste medicamento.
Atenção: este produto é um medicamento novo e, embora as pesquisas tenham indicado eficácia e segurança aceitáveis, mesmo que indicado e utilizado corretamente, podem ocorrer eventos adversos imprevisíveis ou desconhecidos. Nesse caso, informe seu médico ou cirurgião-dentista.
Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)