Superdose: o que acontece se tomar uma dose do Simdax maior do que a recomendada?
A superdosagem de Simdax® (levosimendana) pode induzir hipotensão (diminuição da pressão arterial abaixo dos valores normais) e taquicardia (aumento da frequência cardíaca). Em estudos clínicos com Simdax® (levosimendana), a hipotensão foi tratada com sucesso com vasopressores (ex., dopamina em pacientes com insuficiência cardíaca congestiva e noradrenalina em pacientes após cirurgia cardíaca).
Doses altas (iguais ou acima de 0,4 mcg/kg/min) e infusões de mais de 24 horas aumentam a frequência cardíaca e estão algumas vezes associadas ao prolongamento do intervalo QTc. No caso de superdosagem com Simdax® (levosimendana), devem ser realizados monitoramento contínuo do ECG (eletrocardiograma), determinações repetidas dos eletrólitos séricos e monitoramento hemodinâmico invasivo. A superdosagem com Simdax® (levosimendana) leva a maiores concentrações plasmáticas do metabólito ativo, o que pode conduzir a um efeito mais pronunciado e mais prolongado sobre a frequência cardíaca, necessitando de correspondente extensão no período de observação.
Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.
Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)