Quais cuidados devo ter ao usar o Saphris?
Recomenda-se cuidado especial com o Saphris® nas seguintes condições:
- O Saphris® não foi estudado em pacientes idosos com demência. Entretanto, esses pacientes, quando tratados com outros medicamentos semelhantes, podem apresentar um aumento do risco de derrame ou morte. O Saphris® não é aprovado para o tratamento de pacientes idosos com demência e não é recomendado para uso por este grupo particular de pacientes;
- Nas fases iniciais do tratamento algumas pessoas podem desmaiar, especialmente ao levantar quando estão sentadas ou deitadas. Isso é mais provável de acontecer se você for idoso. Isso geralmente desaparece espontaneamente, mas se persistir consulte o seu médico.
Converse com seu médico imediatamente se você tiver:
- Movimentos rítmicos involuntários da língua, boca ou face. A interrupção do Saphris® pode ser necessária;
- Febre, rigidez muscular grave, sudorese ou um nível de consciência diminuído (sintomas de uma condição chamada “síndrome neuroléptica maligna”). Pode ser necessário um tratamento médico imediato.
Confira com o seu médico ou com o farmacêutico antes de tomar o Saphris®:
- Se foi diagnosticado com uma condição cujos sintomas incluem alta temperatura corporal e rigidez dos músculos (também conhecida como síndrome neuroléptica maligna);
- Se apresentou movimentos anormais da língua ou da face (discinesia tardia).
Você deve estar ciente de que as duas condições citadas anteriormente podem ser causadas por esse tipo de medicamento.
- Se tem uma doença do coração ou faz tratamento para doença do coração que o torna propenso a apresentar pressão sanguínea baixa;
- Se é diabético ou apresenta tendência a ser diabético;
- Se tem epilepsia (convulsões);
- Se apresenta qualquer dificuldade para engolir (disfagia);
- Se tem problemas graves da função do fígado. Se você tiver estes problemas, você não deve tomar o Saphris®;
- Se apresenta dificuldade para controlar a temperatura central do corpo;
- Se tem pensamentos suicidas;
- Se apresenta nível aumentado do hormônio prolactina no sangue (hiperprolactinemia);
- Se tem reações alérgicas como inchaço do rosto, lábios, língua ou garganta, dificuldade para respirar, sensação de tontura e erupção cutânea.
Informe ao seu médico se você apresentar alguma dessas condições, pois ele poderá ajustar a dose do Saphris® ou monitorar o seu estado clínico por algum tempo. Também contate o seu médico se alguma dessas condições aparecer ou piorar enquanto estiver tomando o Saphris®.
Gravidez e lactação
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.
Peça orientação ao seu médico ou farmacêutico antes de tomar qualquer medicamento.
Não tome o Saphris® se estiver grávida, a menos que o seu médico tenha recomendado o uso desse medicamento. Se você estiver tomando o Saphris® e ficar grávida, ou se pretender engravidar, pergunte imediatamente ao seu médico se você pode continuar o tratamento com o Saphris®.
Os seguintes sintomas podem ocorrer em bebês recém-nascidos, de mães que usaram antipsicóticos no último trimestre (últimos três meses de gravidez):
- Tremor, rigidez muscular e/ou fraqueza, sonolência, agitação, problemas de respiração e dificuldade de alimentação. Se seu bebê desenvolver qualquer um destes sintomas você pode precisar contatar o seu médico.
Não amamente durante o tratamento com o Saphris®.
Crianças e adolescentes
O uso do Saphris® por indivíduos com idade abaixo de 18 anos não é recomendado pela falta de informações sobre sua segurança e eficácia neste grupo de idade.
Efeitos sobre a habilidade de dirigir e operar máquinas
O Saphris® pode afetar o seu estado de alerta ou a sua concentração. Certifique-se que estas habilidades não estão afetadas antes de dirigir ou operar máquinas.
Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)