Interação Medicamentosa - Risperdal Consta

Bula Risperdal Consta

Princípio ativo: Risperidona

Classe Terapêutica: Antipsicóticos Atípicos

Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)

Interação medicamentosa: quais os efeitos de tomar Risperdal Consta com outros remédios?

Informe seu médico se você estiver tomando qualquer outro medicamento. Ele decidirá quais os medicamentos que você pode utilizar junto ao Risperdal® Consta.

Risperdal Consta® pode interferir com a ação de alguns medicamentos usados para tratar a Doença de Parkinson (agonistas dopaminérgicos, como a levodopa).

Risperdal Consta® pode interferir com a ação de alguns medicamentos que aumentam a atividade do sistema nervoso central (psicoestimulantes, como o metilfenidato).

Se você estiver tomando medicamentos para pressão alta, consulte o seu médico, uma vez que, tomar esses medicamentos com Risperdal Consta® pode fazer com que a pressão arterial caia demais.

Risperdal Consta® deve ser usado com cuidado quando em uso concomitante com medicamentos que alteram a atividade elétrica do coração, como os seguintes, entre outros: medicamentos para malária, distúrbios do ritmo cardíaco, alergias, outros antipsicóticos, antidepressivos, diuréticos ou outros medicamentos que afetem os eletrólitos no organismo (sódio, potássio, magnésio).

Alguns medicamentos, quando tomados com Risperdal Consta®, podem aumentar ou diminuir o nível de Risperdal Consta® no sangue. Portanto, informe ao médico se você iniciar ou interromper o uso dos seguintes medicamentos, pois pode ser necessário ajustar a dose:

Medicamentos que podem aumentar o nível de Risperdal Consta® no sangue:

  • Fluoxetina e paroxetina, medicamentos utilizados principalmente no tratamento da depressão e outros distúrbios da ansiedade;
  • Itraconazol e cetoconazol, medicamentos para tratar infecções causadas por fungos;
  • Certos medicamentos usados no tratamento da AIDS, tais como o ritonavir;
  • Verapamil, um medicamento usado para tratar pressão alta e/ou ritmo anormal do coração;
  • Sertralina e fluvoxamina, medicamentos usados para tratar depressão e outros transtornos psiquiátricos.

Medicamentos que podem diminuir o nível de Risperdal Consta® no sangue:

  • Carbamazepina, um medicamento usado principalmente para tratar a epilepsia ou a neuralgia do trigêmeo (crises de dor intensa na face);
  • Rifampicina, um medicamento para tratar algumas infecções.

É improvável que os seguintes medicamentos alterem o efeito do Risperdal Consta®:

  • Cimetidina e ranitidina, dois medicamentos para redução da acidez estomacal, podem aumentar levemente a quantidade de Risperdal Consta® no sangue, mas é improvável que possam alterar os efeitos de Risperdal Consta®;
  • Eritromicina, um antibiótico, não apresenta efeito sobre o nível de Risperdal Consta® no sangue;
  • Topiramato, um medicamento utilizado para tratar epilepsia e enxaqueca, não apresenta um efeito significativo no nível de Risperdal Consta® no sangue;
  • Galantamina e donepezila, medicamentos utilizados no tratamento da demência, não apresentam efeitos sobre o Risperdal Consta®.

É improvável que Risperdal Consta® altere o efeito dos seguintes medicamentos:

  • Risperdal Consta® não parece interagir com lítio ou valproato, dois medicamentos utilizados no tratamento da mania, ou com digoxina, um medicamento para o coração.

Interação com álcool

Risperdal Consta® pode intensificar o efeito do álcool e de medicamentos que reduzem a capacidade para reagir ("tranquilizantes" e certos tipos de analgésicos potentes, anti-histamínicos e antidepressivos). Assim, não tome bebidas alcoólicas e evite outros medicamentos, usando-os apenas se forem prescritos pelo médico

Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.

Não use medicamento sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para a sua saúde.

O que você está sentindo?

Use o BulaBot para fins informativos.