Quais cuidados devo ter ao usar o Retsevmo?
Doença pulmonar intersticial/pneumonite (inflamação nos pulmões)
Pacientes em tratamento com Retsevmo podem apresentar doença pulmonar intersticial/pneumonite, incluindo doença grave e com ameaça à vida. Informe ao seu médico caso tenha novo ou piora de algum sintoma pulmonar, incluindo: falta de ar, tosse e febre.
Aumento da ALT/AST (enzimas do fígado)
Pacientes em tratamento com Retsevmo podem apresentar aumentos da ALT e AST em exames laboratoriais e devem ter seus níveis monitorados. Com base no nível das elevações de ALT ou AST, pode ser necessário modificar a dose de Retsevmo. Converse com seu médico.
Este medicamento pode causar danos ao fígado. Por isso, seu uso requer acompanhamento médico estrito e exames laboratoriais periódicos para controle.
Hipertensão (aumento da pressão arterial)
Pacientes em tratamento com Retsevmo relataram aumento na pressão arterial. Sua pressão arterial deve ser controlada antes de iniciar o tratamento e durante o tratamento com Retsevmo. Com base no nível de aumento da pressão arterial, pode ser necessário modificar a dose de Retsevmo. Descontinuar Retsevmo permanentemente se a hipertensão clinicamente significativa não puder ser controlada com terapia anti-hipertensiva. Converse com seu médico.
Prolongamento do intervalo QT (medida observada pelo eletrocardiograma)
Pacientes em tratamento com Retsevmo podem apresentar prolongamento do intervalo QT. Antes de iniciar o tratamento e durante o tratamento com Retsevmo, os eletrocardiogramas devem ser monitorados. Informe seu médico caso tenha doenças como síndrome do QT longo congênito ou síndrome do QT longo adquirido ou outras condições clínicas que predispõem a arritmias. Pode ser necessário suspender ou modificar a dose de Retsevmo.
Este medicamento pode aumentar o risco de alteração grave nos batimentos cardíacos, que pode ser potencialmente fatal (morte súbita). Não tome este medicamento se você tiver uma alteração no coração chamada síndrome congênita de prolongamento do intervalo QT (ou síndrome do QT longo), ou se você já teve algum episódio de ritmo cardíaco anormal, porque pode ser perigoso e provocar alterações do ritmo do coração, inclusive com risco de morte. Avise seu médico se você tiver bradicardia (diminuição da frequência cardíaca), insuficiência cardíaca ou outras doenças do coração, ou se você souber que tem baixo nível de potássio ou de magnésio no sangue. Avise seu médico se você estiver utilizando outros medicamentos, especialmente medicamentos que causam prolongamento do intervalo QT (alteração do ritmo do coração no eletrocardiograma), medicamentos para arritmia (para corrigir o ritmo do coração) ou medicamentos diuréticos (remédios para eliminar água do corpo).
Hipotireoidismo (produção insuficiente de hormônios pela glândula tireoide)
Pacientes em tratamento com Retsevmo podem apresentar hipotireoidismo.
Informe ao seu médico caso desenvolva algum sinal ou sintoma de baixo níveis de hormônios tireoidianos, incluindo:
- Ganho de peso, sensação de frio, cansaço fácil/constante, constipação (prisão de ventre).
Eventos hemorrágicos
Pacientes em tratamento com Retsevmo podem apresentar eventos hemorrágicos (sangramento) grave, incluindo fatal. Informe ao seu médico caso tenha histórico recente de sangramento significante.
Este medicamento pode aumentar o risco de sangramento em caso de dengue ou quando associado a outros medicamentos que aumentem o efeito hemorrágico.
Hipersensibilidade
Pacientes em tratamento com Retsevmo podem apresentar reações de hipersensibilidade, como febre, erupção cutânea e dor. Informe ao seu médico caso tenha esses sintomas. Após examiná-lo o seu médico pode prescrever o uso de corticosteroides até que seus sintomas melhorem.
Síndrome da lise tumoral (destruição maciça de células malignas)
Pacientes em tratamento com Retsevmo podem apresentar síndrome da lise tumoral. Isso pode causar batimentos cardíacos irregulares, falência renal ou resultados anormais no exame de sangue. Informe ao seu médico caso tenha esses sintomas ou histórico de problemas renais ou pressão arterial baixa, uma vez que podem aumentar os riscos associado à síndrome da lise tumoral.
Risco de cicatrização prejudicada das feridas
Pacientes em tratamento com Retsevmo podem ter a cicatrização prejudicada das feridas. Informe ao seu médico caso tenha alguma cirurgia planejada. Você deve parar de tomar Retsevmo pelo menos 7 dias antes da sua cirurgia planejada.
Deslizamento da epífise da cabeça do fêmur/epifisiólise do fêmur (deslizamento da cabeça do fêmur para fora do colo do fêmur) em pacientes adolescentes
Pacientes adolescentes tomando Retsevmo relataram deslizamento da epífise da cabeça do fêmur/epifisiólise do fêmur. Caso apresente quaisquer sintomas no quadril ou pernas informe a seu médico imediatamente.
Gravidez e amamentação
Retsevmo só deve ser utilizado durante a gestação se o benefício potencial justificar o risco potencial para o bebê. É aconselhada a descontinuação da amamentação durante o tratamento com Retsevmo e por pelo menos 2 semanas após a última dose de Retsevmo. Informe seu médico caso esteja grávida ou amamentando.
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.
O uso deste medicamento no período da lactação depende da avaliação e acompanhamento do seu médico ou cirurgião-dentista. Uso criterioso no aleitamento ou na doação de leite humano.
Indivíduos com potencial reprodutivo
Retsevmo pode prejudicar a fertilidade em homens e mulheres. Utilizar contracepção altamente eficaz durante o tratamento e por pelo menos 2 semanas após a última dose de Retsevmo.
Efeitos sobre a capacidade de dirigir veículos e operar máquinas
Não foram realizados estudos para determinar os efeitos de Retsevmo na capacidade de dirigir veículos ou operar máquinas.
Retsevmo 40 mg
Atenção: Contém o corante óxido de ferro preto que pode, eventualmente, causar reações alérgicas.
Retsevmo 80 mg
Atenção: Contém os corantes azul brilhante e óxido de ferro preto que podem, eventualmente, causar reações alérgicas.
Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)