Interação medicamentosa: quais os efeitos de tomar Retsevmo com outros remédios?
Indutores fortes da enzima CYP3A4
A administração de Retsevmo junto a indutores potente da enzima CYP3A4 (ex.: carbamazepina, rifampicina, fenitoína, fenobarbital e erva de São João) deve ser evitada, pois podem diminuir a eficácia de Retsevmo. Informe ao seu médico caso esteja tomando outros medicamentos.
Potencial de Retsevmo em afetar outros medicamentos
A administração de Retsevmo junto a substratos sensíveis das enzimas CYP2C8 (ex.: pioglitazona, repaglinida), CYP3A4 (ex.: metilprednisolona) ou glicoproteína-P (P-gp) (ex.: digoxina) pode aumentar as concentrações no sangue desses substratos.
Potencial de outros medicamentos em afetar Retsevmo
A administração de Retsevmo junto a um inibidor potente da CYP3A4 (ex.: claritromicina, itraconazol, cetoconazol, posaconazol, voriconazol, atazanavir, ritonavir, cobicistate) pode aumentar as concentrações no sangue de Retsevmo e a administração de Retsevmo junto a um indutor potente da CYP3A4 (ex.: carbamazepina, rifampicina, fenitoína, fenobarbital e erva de São João) pode diminuir as concentrações no sangue de Retsevmo.
Medicamentos que afetam o pH gástrico
A solubilidade de Retsevmo depende do pH, com a diminuição de sua solubilidade em um pH mais alto.
Transportadores
Retsevmo inibe o transportador renal proteína de extrusão de múltiplos fármacos e toxinas 1 (MATE1), podendo ocorrer interações com substratos clinicamente relevantes de MATE1, como creatinina. Retsevmo é um inibidor da P-gp e da proteína de resistência do câncer de mama.
Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.
Não use medicamento sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para a sua saúde.
Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)