Superdose: o que acontece se tomar uma dose do Numeta Neo maior do que a recomendada?
No caso de administração inadequada (overdose e/ou taxa de infusão acima do recomendado), náuseas, vômitos, tremores, distúrbios eletrolíticos (valores anormais de eletrólitos no sangue) e sinais de hipervolemia (aumento anormal do volume de sangue) ou acidose (diminuição do pH sanguíneo) podem ocorrer e resultar em consequências fatais. Em recém-nascidos, uma superdose e/ou aumento da infusão de emulsões lipídicas intravenosas tem sido associado a sérios eventos adversos como acidose metabólica e desconforto respiratório. Em tais situações, a infusão deve ser interrompida imediatamente. Se medicamente apropriado, outras intervenções podem ser indicadas.
Hiperglicemia (aumento da quantidade de açúcar no sangue), glicosúria (presença de glicose na urina) e síndrome hiperosmolar (complicação metabólica caracterizada por aumento da quantidade de açúcar no sangue) podem se desenvolver se a taxa de infusão de glicose exceder a depuração.
A capacidade reduzida ou limitada de metabolizar os lipídeos pode resultar na síndrome de sobrecarga de gordura, cujos resultados são geralmente reversíveis após a interrupção da emulsão lipídica.
Não há antídoto específico para overdose. Os procedimentos de emergência devem ser medidas gerais de suporte, com especial atenção aos sistemas respiratório e cardiovascular. Em alguns casos graves, hemodiálise, hemofiltração ou hemodiafiltração podem ser necessárias.
Um monitoramento bioquímico próximo é essencial e anormalidades específicas devem ser tratadas apropriadamente.
Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.
Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)