Quais as contraindicações do Neotigason?
Neotigason® (acitretina) é altamente teratogênico (causa má formação em fetos) e não deve ser utilizado por mulheres grávidas ou com possibilidade de gravidez. Portanto, é necessário utilizar medidas contraceptivas eficazes (para evitar a gravidez) durante os 30 dias antecedentes, durante, e até 3 (três) anos após o término do tratamento.
Mulheres com potencial para engravidar, ou grávidas, não devem receber doações de sangue de pacientes que estiverem em tratamento com Neotigason®. Por isso, é proibido doar sangue durante e até 3 anos após o término do tratamento com Neotigason®.
Neotigason® é contraindicado nos casos de insuficiência hepática e/ou renal graves (problemas graves no fígado e rim) e em pacientes com valores de lipídios sanguíneos (colesterol e triglicérides) excessivamente elevados.
Como tanto o Neotigason® quanto as tetraciclinas (classe de antibiótico) podem aumentar a pressão intracraniana (pressão dentro do crânio), sua administração concomitante é contraindicada.
Um risco aumentado de hepatite tem sido reportado, como resultado do uso combinado de acitretina com metotrexato e etretinato. Acombinação de metotrexato (medicamento utilizado no tratamento de câncer) e Neotigason® é contraindicada.
A administração concomitante de Neotigason® e vitamina A ou outros retinóides (derivados químicos da vitamina A) é contraindicada devido ao risco de hipervitaminose A.
Neotigason® é contraindicado em casos de hipersensibilidade (alergia) ao medicamento ou a outros retinóides.
Gestação e amamentação
Este medicamento é contraindicado para uso por gestantes e mulheres que estejam amamentando.
Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)