Reações Adversas - Mononine

Bula Mononine

Princípio ativo: Fator IX de Coagulação

Classe Terapêutica: Fatores II VII IX X

Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)

Quais as reações adversas e os efeitos colaterais do Mononine?

Como qualquer medicamento, este produto pode causar eventos adversos, embora nem todos os pacientes os tenham.

Se você perceber algum desses sinais, informe seu médico ou procure o centro de hemofilia imediatamente:

Reação alérgica repentina (erupções na pele ou urticária, coceira, inchaço na face, lábios, língua ou outras partes do corpo (veja as reações alérgicas na seção “Eventos adversos raros”)), falta de ar, respiração ofegante ou dificuldade para respirar (veja as reações alérgicas na seção “Eventos adversos raros”), sangramento contínuo (medicamento perdeu o efeito (veja a seção “Eventos adversos muito raros”)).

Outros eventos adversos estão listados abaixo e classificados de acordo com as frequências observadas:

Eventos adversos raros (ocorrem entre 0,01% e 0,1% dos pacientes que utilizam este medicamento

Febre e reações alérgicas que podem incluir: sensação de queimação e ardor, vermelhidão e inchaço no local da aplicação, inchaço do rosto, garganta ou outras partes do corpo, calafrios, rubor, erupção cutânea em todo o corpo, pápulas, dor de cabeça, pressão sanguínea baixa, inquietação, batimento cardíaco mais rápido, aperto no peito, chiado ao respirar, cansaço (letargia), sensação de estar doente e formigamento.

Esses eventos adversos podem, em alguns casos, progredir para reações alérgicas severas (anafilaxia) incluindo choque, que está associado diretamente ao desenvolvimento de inibidores ao fator IX.

Há o aumento do risco potencial para formação de coágulo que pode levar ao ataque cardíaco (infarto do miocárdio), coagulação sanguínea nas pernas (trombose venosa) e coagulação sanguínea nos pulmões (embolia pulmonar) depois da administração de produtos com fator IX de coagulação.

Eventos adversos muito raros (ocorrem em menos de 0,01% dos pacientes que utilizam este medicamento)

Um tipo específico de inflamação nos rins (síndrome nefrótica) foi reportado depois do tratamento em paciente que sofrem inibição ao fator IX de coagulação. Estes pacientes haviam histórico de reação alérgica.

Você pode desenvolver inibidor (anticorpo que neutraliza a ação) do fator IX de coagulação.

Nesses casos o fator IX de coagulação não irá mais funcionar. Se isso ocorrer, é recomendado que o médico seja informado.

Eventos adversos em crianças e adolescentes

Espera-se que a frequência, tipo, severidade dos eventos adversos em crianças sejam os mesmos que para os adultos.

Se você perceber algum desses eventos adversos, informe seu médico ou profissional de saúde imediatamente. Isso inclui quaisquer eventos adversos não mencionados nesta bula. Ao relatar, você ajudará com mais informações sobre a segurança deste medicamento.

Informe ao seu médico, cirurgião-dentista, ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento. Informe também à empresa através do seu serviço de atendimento.

O que você está sentindo?

Use o BulaBot para fins informativos.