Reações Adversas - Megapen

Bula Megapen

Princípio ativo: Benzilpenicilina Potássica

Classe Terapêutica: Penicilinas De Pequeno E Médio Espectros Puras

Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)

Quais as reações adversas e os efeitos colaterais do Megapen?

Organismo em geral

A reação de Jarisch-Herxheimer é um conjunto de sinais e sintomas que pode acontecer após o início do uso da penicilina no tratamento de sífilis ou outra infecção por tipos semelhantes de bactérias (como doença de Lyme). A reação começa uma ou duas horas após o início da terapia e desaparece em 12 a 24 horas. Pode haver febre, calafrios, dor no corpo, dor de cabeça, manchas na pele, palpitações, respiração ofegante, vermelhidão no rosto e pressão baixa.

Reações de hipersensibilidade

Pode haver reações alérgicas a todas as penicilinas, em 0,7 a 10% dos casos, principalmente depois de um primeiro uso ou alguma exposição em alimentos (traços do medicamento em leite ou vacinas).

Dois tipos de reações alérgicas à penicilina são descritos: imediata ou tardia

Reações imediatas

  • Normalmente ocorrem em até 20 minutos da administração e variam na gravidade, desde coceira até inchaço, dificuldade de respirar, dificuldade em engolir, falta de ar com chiado, pressão baixa, e morte (ver item 4. O que devo saber antes de usar este medicamento). Essas reações imediatas são muito raras e ocorrem após injeção na veia, mas alguns casos foram descritos após uso oral.

Reações tardias 

  • Ocorrem em 1 a 2 semanas após a uso da penicilina. Os sintomas podem ser febre, mal estar, coceira, dor no corpo, dor nas juntas (articulações), dor na barriga e vermelhidões na pele de diferentes formas.

Sistema gastrintestinal

Inflamação no intestino (Colite pseudomembranosa) foi relatada durante ou após o uso de penicilina G potássica. Náusea, vômitos, aftas e outros sintomas de irritação gastrintestinal podem ocorrer, especialmente durante o uso oral.

Sistema hematológico

Reações incluem alterações no número de células de defesa (glóbulos brancos) e anemia.

Metabolismo

A penicilina G potássica pode causar alterações na quantidade de potássio no sangue (como hipercalemia), quando usada em doses altas.

Sistema Nervoso

Pode ocorrer contrações musculares, convulsões e perda de consciência após uso de doses altas intravenosas, e são mais prováveis em pessoas com alterações no funcionamento dos rins.

Sistema Urogenital

Pode haver prejuízo ao funcionamento dos rins depois do uso em altas doses na veia de penicilina G potássica. Dentre os sintomas estão febre, vermelhidão na pele, diminuição ou aumento das células de defesa do corpo, perda de proteína na urina, perda de sangue na urina e aumento do nitrogênio ureico sérico. Para a maioria dos pacientes, há melhora dos sintomas com a descontinuação da penicilina.

Reações locais

Inflamação nas veias e formação de coágulos nas veias podem ocorrer, e dor no local de injeção foi relatada com a administração na veia do produto.

Atenção: este produto é um medicamento que possui nova concentração no país e, embora as pesquisas tenham indicado eficácia e segurança aceitáveis, mesmo que indicado e utilizado corretamente, podem ocorrer eventos adversos imprevisíveis ou desconhecidos. Nesse caso, informe seu médico.

O que você está sentindo?

Use o BulaBot para fins informativos.