Precauções - Megapen

Bula Megapen

Princípio ativo: Benzilpenicilina Potássica

Classe Terapêutica: Penicilinas De Pequeno E Médio Espectros Puras

Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)

Quais cuidados devo ter ao usar o Megapen?

Risco de anafilaxia

Reações alérgicas graves (reações anafiláticas) foram relatadas em pacientes em terapia com penicilina. Se você tiver história de hipersensibilidade a penicilinas, cefalosporinas, ou outros alérgenos, fale para seu médico. Se uma reação alérgica ocorrer, a penicilina G deve ser descontinuada e uma terapia apropriada deve ser instituída.

Reação cutânea adversa grave

Reação em pele grave pode acontecer durante o uso de Penicilina G; com lesões bolhosas, nódulos pequenos com conteúdo com secreção.

Diarreia associada a Clostridioides difficile

Diarreia associada a Clostridoides difficile (CDAD) foi relatada no uso de quase todos os antimicrobianos, incluindo penicilina G potássica, e pode ter a gravidade variando desde diarreia leve até colite fatal. Se CDAD for suspeita ou confirmada, o medicamento em uso (não direcionado ao C. difficile) deve ser interrompido. Manejo apropriado com hidratação e eletrólitos, suplementação proteica e terapia antimicrobiana devem ser adequadamente instalados.

Gerais

A penicilina deve ser usada com cautela em pacientes com história de alergia(s) ou asma significativas. Se reações alérgicas ocorrerem, a penicilina deve ser interrompida, a não ser que, na opinião do médico, a condição tratada seja ameaçadora da vida e possível de ser tratada apenas com penicilina.

A colonização de cateteres intravenosos aumenta o risco de superinfecção. Se isso ocorrer, medidas específicas devem ser tomadas. Quando indicada, incisão e drenagem ou outros procedimentos cirúrgicos devem ser realizados em conjunto com a terapia antimicrobiana.

A prescrição de penicilina G potássica na ausência de infecção bacteriana fortemente suspeita ou confirmada, ou em indicação de profilaxia tem baixa probabilidade de trazer benefício ao paciente, e pode aumentar o risco de desenvolvimento de cepas multirresistentes.

Terapia intramuscular

Durante terapia intramuscular, deve-se ter cuidado para evitar injeção acidental no interior de vaso sanguíneo ou em nervos periféricos. Particularmente, deve-se ter cuidado com a injeção dentro de veia devido ao risco de tromboflebite (inflamação na camada interna da veia).

Testes laboratoriais

Exames que identifiquem algum prejuízo para o funcionamento de órgãos como fígado e rins devem ser feitos periodicamente enquanto estiver em uso de penicilina G.

Carcinogênese, mutagênese, prejuízo da fertilidade

Nenhum estudo de longa duração em animais foi realizado em animais com esse medicamento.

Uso durante a amamentação

Penicilinas são excretadas no leite humano. O uso por lactantes deve ser feito com cautela.

Uso pediátrico

A eliminação da penicilina em recém-nascidos pode ser mais lenta, e por isso ser necessário o ajuste de dose. As doses pediátricas são geralmente determinadas com base no peso e devem ser calculadas individualmente.

Uso em pacientes com comprometimento renal 

Pode ser necessário o ajuste de dose nos casos de função renal gravemente comprometida.

Uso em idosos ou em pacientes com insuficiência renal 

Em geral, não há diferença na indicação de uso de penicilina por idosos ou por adultos jovens. No entanto, deve-se prestar atenção a maior chance de prejuízo do funcionamento dos rins e do fígado.

Uso durante a gravidez

A experiência do uso de penicilina em humanos durante a gravidez não mostrou nenhuma evidência de impacto negativo deste medicamento no feto, entretanto não existem estudos controlados em mulheres grávidas conclusivos. Dessa forma, o medicamento só deve ser usado em mulheres grávidas em situações em que o médico e a paciente entendam que os benefícios serão maiores que o risco.

Efeitos teratogênicos

Não há evidência de prejuízo do feto quando exposto a penicilina durante a gravidez.

Categoria de risco na gravidez: B.

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

Para 5.400.000 UI: Este medicamento contém 36,445 mg de potássio/mL. Se você faz dieta de restrição de potássio, tem problemas renais ou toma medicamentos para controle da pressão arterial ou para o coração, consulte o médico antes de usar este medicamento.

O que você está sentindo?

Use o BulaBot para fins informativos.