Interação medicamentosa: quais os efeitos de tomar Maleato de Midazolam Eurofarma - Momenta com outros remédios?
Aumento do efeito depressivo pode ocorrer quando midazolam é usado concomitantemente com antipsicóticos, hipnóticos, ansiolíticos/sedativos, antidepressivos, analgésicos narcóticos, drogas antiepilépticas, anestésicos e sedativos anti-histamínicos.
Há uma interação potencialmente relevante entre o midazolam e componentes que inibem certas enzimas hepáticas (particularmente citocromo p 450 III a).
Dados evidentes indicam que estes componentes influenciam a farmacocinética do midazolam e isto pode levar a um grau alterado e/ou duração da sedação. No presente esta interação é conhecida ocorrendo “in vivo” com cetoconazol, fluconazol, itraconazol, eritromicina, diltiazem, verapamil e cimetidina, mas não com ciclosporina, ranitidina e nitrendipina. Portanto, pacientes recebendo os componentes ou outros que inibem o citocromo p450IIIa junto com midazolam devem ser monitorados cuidadosamente para as primeiras horas após a administração do midazolam.
Estudos mostraram que a ranitidina não tem efeito significante na farmacocinética do midazolam administrado intravenoso.
O álcool pode aumentar o efeito sedativo do midazolam.
A administração intravenosa de midazolam diminui a concentração alveolar mínima (CAM) de halotano requerido para anestesia geral.
Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)