Reações Adversas - Lqfex Cloroquina

Bula Lqfex Cloroquina

Princípio ativo: Difosfato de Cloroquina

Classe Terapêutica: Antimaláricos, 1 Ingrediente

Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)

Quais as reações adversas e os efeitos colaterais do Lqfex Cloroquina?

Sentidos especiais

  • Ocular: Maculopatia e degeneração macular foram relatadas e podem ser irreversíveis, danos irreversíveis à retina em pacientes que recebem terapia com 4-aminoquinolina a longo prazo ou em alta dosagem; distúrbios visuais (embaçamento da visão e dificuldade de foco ou acomodação); cegueira noturna; visão escotomatosa com defeitos de campo dos tipos de anel paracentral e pericentral e escotomas tipicamente temporais, por exemplo, dificuldade em ler palavras que tendem a desaparecer, visão de meio objeto, visão nebulosa e neblina diante dos olhos. Opacidades reversíveis da córnea também foram relatadas.

Auditivo

  • Surdez do tipo nervoso; zumbido, audição reduzida em pacientes com dano auditivo preexistente.

Sistema músculo-esquelético

  • Foram observadas miopatia ou neuromiopatia do músculo esquelético, levando à fraqueza progressiva e atrofia dos grupos musculares proximais, que podem estar associados a alterações sensoriais leves, depressão dos reflexos tendinosos e condução nervosa anormal.

Sistema gastrointestinal

  • Hepatite, aumento das enzimas hepáticas, anorexia, náusea, vômito, diarréia, cãibras abdominais.

Pele e anexos

  • Relatos raros de eritema multiforme, síndrome de Stevens-Johnson, necrólise epidérmica tóxica, dermatite esfoliativa e eventos semelhantes do tipo descamação. Erupções pleomórficas na pele, alterações pigmentares da pele e da mucosa; erupções do tipo líquen plano, prurido, urticária, reação anafilática / anafilactóide, incluindo angioedema; erupção cutânea com eosinofilia e sintomas sistêmicos (síndrome de DRESS); fotossensibilidade e perda de cabelo e clareamento do pigmento capilar.

Sistema hematológico

  • Raramente, pancitopenia, anemia aplástica, agranulocitose reversível, trombocitopenia e neutropenia.

Sistema nervoso

  • Convulsões convulsivas, dor de cabeça leve e transitória, polineurite. Distúrbios extrapiramidais agudos (como distonia, discinesia, protusão da língua, torcicolo). Alterações neuropsiquiátricas, incluindo psicose, delírio, ansiedade, agitação, insônia, confusão, alucinações, alterações de personalidade e depressão.

Sistema cardiovascular

  • Raramente, hipotensão, alteração eletrocardiográfica (principalmente, inversão ou depressão da onda T com alargamento do complexo QRS) e cardiomiopatia.

Em casos de eventos adversos, notifique ao Sistema de Notificações em Vigilância Sanitária - Notivisa, disponível em http://portal.anvisa.gov.br/notivisa, ou para a Vigilância Sanitária Estadual ou Municipal.

O que você está sentindo?

Use o BulaBot para fins informativos.