Superdose: o que acontece se tomar uma dose do Lipofundin MCT/LCT 20% maior do que a recomendada?
A superdosagem de emulsão lipídica ou a capacidade deficiente de eliminar triglicerídeos pode levar à "síndrome da sobrecarga lipídica". Possíveis sinais de sobrecarga metabólica devem ser observados.
Síndrome da sobrecarga
Sintomas (por exemplo) são febre, dor de cabeça, dor abdominal, fatiga, hiperlipidemia, hepatomegalia com ou sem icterícia, esplenomegalia, exames patológicos da função do fígado, anemia, redução da contagem de plaquetas, redução da contagem de leucócitos, hemorragia e tendência à hemorragia, alterações ou reduções em fatores de coagulação sanguínea (como indicado por valores patológicos de tempo de sangramento, tempo de coagulação, tempo de protrombina, etc.).
Tratamento
Descontinuação imediata da infusão. Além disso, a terapia é determinada de acordo com os sintomas individuais e sua severidade; em algumas circunstâncias pode ser necessária transfusão de sangue ou componentes do sangue.
Quando a infusão é reiniciada após os sintomas terem diminuído, recomenda-se que a taxa de infusão seja aumentada gradualmente com a monitorização em intervalos frequentes.
Também pode ocorrer acidose metabólica e hiperlipidemia.
Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.
Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)