Precauções - Hemcibra

Bula Hemcibra

Princípio ativo: Emicizumabe

Classe Terapêutica: Fator Viii

Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)

Quais cuidados devo ter ao usar o Hemcibra?

Alerta de Segurança

Antes de começar a usar Hemcibra®, é muito importante conversar com seu médico sobre o uso de “agentes de bypass” (medicamentos que ajudam na formação do coágulo sanguíneo, mas que funcionam de maneira diferente do fator VIII). Isso ocorre porque o tratamento com agentes de bypass pode precisar mudar durante o tratamento com Hemcibra®. Exemplos de agentes de bypass incluem CCPa (concentrado de complexo protrombínico ativado, nome comercial: Feiba®) e fator VIIa recombinante (rFVIIa, nome comercial: NovoSeven®). Podem ocorrer efeitos colaterais sérios e potencialmente letais quando o CCPa é usado em pacientes que também estão recebendo Hemcibra®.

Microangiopatia trombótica (Destruição das hemácias sanguíneas)

  • Esta é uma condição séria e potencialmente fatal.
  • Quando as pessoas têm essa condição, o revestimento dos vasos sanguíneos pode ser danificado e os coágulos sanguíneos podem se desenvolver em pequenos vasos sanguíneos. Em alguns casos, isso pode causar danos aos rins e outros órgãos.
  • Seja cauteloso se tiver um risco elevado para esta condição (se você teve esta condição no passado, ou um membro da sua família sofreu com isso), ou se estiver tomando medicamentos que possam aumentar o risco de desenvolver esta condição, como ciclosporina, quinina ou tacrolimus.
  • É importante conhecer os sintomas da microangiopatia trombótica, caso você desenvolva a doença.

Pare de usar Hemcibra® e CCPa e fale com um médico imediatamente se você ou o seu cuidador notar quaisquer sintomas de microangiopatia trombótica.

Tromboembolismo (Coágulos sanguíneos)

  • Em casos raros, pode formar-se um coágulo sanguíneo dentro dos vasos sanguíneos e bloqueá-los, o que pode ser fatal.
  • É importante conhecer os sintomas de tais coágulos sanguíneos internos, caso se desenvolvam.

Pare de usar Hemcibra® e CCPa e fale imediatamente com um médico se você ou o seu cuidador detectar quaisquer sintomas de coágulos sanguíneos nos vasos sanguíneos.

Imunogenicidade

Seu corpo pode produzir anticorpos contra Hemcibra®, o que pode impedir que Hemcibra® funcione corretamente. Entre em contato com seu médico imediatamente se perceber que Hemcibra® parou de funcionar para você (por exemplo, aumento nos sangramentos).

Gravidez e lactação

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

Deve utilizar um método eficaz de contracepção durante o tratamento com Hemcibra® e durante 6 meses após a sua última injeção de Hemcibra®.

Se está grávida ou amamentando, ou se está planejando engravidar, consulte o seu médico antes de tomar este medicamento. O seu médico irá considerar o benefício de você tomar Hemcibra® contra o risco para o seu bebê.

Abuso de drogas e dependência

Hemcibra® não tem potencial para abuso e dependência.

Efeitos sobre a capacidade de dirigir veículos ou operar máquinas

Não há evidências de que o tratamento com Hemcibra® resulte em aumento das reações adversas que possam levar à diminuição da capacidade de conduzir e usar máquinas.

O que você está sentindo?

Use o BulaBot para fins informativos.